Portal da Cidade Brusque

Projeto Villa Renaux preserva a História de Brusque

Lançamento ocorrerá na noite desta quinta-feira (27)

Publicado em 26/07/2017 às 05:26

Foto: divulgação

Localizada a 104 quilômetros da capital Florianópolis, Brusque é das muitas colônias alemãs em Santa Catarina. Em seus praticamente 147 anos de história, a cidade se consolidou como polo industrial e têxtil no Estado. Tudo isso somente foi possível devido à dedicação de inúmeras mãos que se envolveram e conduziram esse processo.

Entre os importantes nomes da história municipal está o do cônsul Carlos Renaux, que teve trajetória ascendente a partir de sua chegada em Santa Catarina, em 1882, e foi o fundador da primeira e principal indústria têxtil de Brusque.

Os registros históricos da evolução têxtil e do desenvolvimento socioeconômico de Brusque permanecem preservados na Casa Renaux, localizada na rua 1º de Maio, que foi lar do cônsul e de seus familiares. Mais recentemente, a casa abrigou sua terceira neta, Maria Luiza Renaux, mais conhecida como Bia Renaux, que faleceu em janeiro deste ano.

Antes de morrer, Bia pediu ao filho Vitor Renaux Hering que preservasse e disponibilizasse a comunidade todo registro histórico catalogado no acervo familiar, em parceria com o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Por isso, nesta quinta-feira, 27 de julho, a UNIFEBE e Vitor Renaux formalizam a assinatura do projeto “Villa Renaux – Fazendo e valorizando a história” que tem o objetivo de preservar documentos históricos, registros, negativos de fotos, mobília e a construção da casa historicamente mais importante de Brusque.

Projeto de Extensão

Por meio da parceria que será assinada nesta quinta-feira, a UNIFEBE passará a ter acesso ao acervo documental histórico físico e digital da Família Renaux, que permitirá o controle integral do acervo museológico da casa e contribuirá para o incentivo, produção e difusão de conhecimento da História de Brusque e região. 

"A parceria entre a UNIFEBE e Vitor Renaux Hering para preservar todo o acervo construído por sua família, marca um novo momento para a região de Brusque, pois proporcionará um novo olhar sobre a História como algo mais próximo da realidade e contribuirá para renovar e suprir lacunas da produção historiográfica de Brusque e região. A História da Família Renaux se funde com a história da cidade", afirma a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão da UNIFEBE, Edineia Pereira da Silva Betta.  

O reitor da UNIFEBE Günther Lother Pertschy explica que foi procurado por Bia Renaux em 2011 para dar início ao projeto.  

"Naquela época, nossos professores iniciaram a catalogação de parte do acervo. No início deste ano o Vitor nos procurou novamente e demos continuidade ao projeto. Nosso objetivo é que no prazo de cinco anos a casa se transforme em um museu com visitação ao público", explica o reitor.

Assinatura

Na quinta-feira (27), será realizada a assinatura do projeto “Villa Renaux” na Casa da Cônsul, às 19h. O evento é aberto à imprensa e convidados. Após a apresentação do projeto haverá um tour pelas dependências da casa.

Serviço

Assinatura e apresentação do Projeto Villa Renaux

Lançamento: 27 de julho

Horário: 19 horas

Local: Casa do Cônsul

Público: Convidados e imprensa

Fonte:

Deixe seu comentário