Portal da Cidade Brusque

Público se emociona com Concerto de Natal e Noite do São Nicolau

Cerca de 280 pessoas marcaram presença no evento promovido pela CDL Brusque

Publicado em 10/12/2017 às 23:32

Foto: divulgação

Diversas famílias aproveitaram o final da noite de domingo (10) para ouvir uma linda narrativa sobre o nascimento de Jesus - entre sinfonias conhecidas e vozes que ecoaram emocionantes cânticos de Natal-, bem como para receber doces deixados por São Nicolau para as crianças presentes no evento.  Assim foi a edição de 2017 do Concerto de Natal e Noite do São Nicolau, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, em parceria com a Orquestra de Câmara do CESCB e do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB).

Com a participação de 280 pessoas, o público presente se emocionou com a apresentação do Concerto da Orquestra do CESCB, e a contação de histórias de Emiliano de Souza, que trouxe a história do nascimento de Jesus e a importância de valores como simplicidade, solidariedade e compaixão.

“É um dos papeis da CDL Brusque incentivar ações voltadas ao lado social. Este é um evento que é realizado há anos, e para a entidade é muito gratificante poder promover mais uma edição, em especial nesta época de Natal, onde renovamos nossos votos. Além de ser uma oportunidade de valorizar a Orquestra do CESCB, que há anos é mantida por algumas entidades, entre elas a CDL Brusque. Sabemos que a música transforma e torna a pessoa mais sensível e tolerante e essa é mais uma importante contribuição da CDL Brusque junto à comunidade”, frisou o diretor de SPC e Núcleos da CDL Brusque, Fabrício Zen.

Vozes e sons

Ao longo de uma hora de apresentação, instrumentos de sopro, cordas e percussão encantaram o público presente, que mais uma vez conferiu o talento da Orquestra do CESCB. “Esse Concerto de Natal, junto com a Noite de São Nicolau prova que, além de a Orquestra trazer elementos novos em seu repertório, ela também tem que lutar pela tradição da nossa região, já que a cultura é e identidade de um povo”, comentou na oportunidade o maestro Sérgio Westrupp.

Segundo ele, desde o segundo ano da Orquestra do CESCB é realizado o Concerto de Natal, que passou a ter apoio da CDL Brusque, e posteriormente ter em sua realização também a noite de São Nicolau. Este ano, entretanto, mais uma novidade fez o evento ser ainda mais especial: além dos 48 músicos que compõem a Orquestra, a apresentação contou com a participação de 30 crianças e adolescentes do Coral da EEF Professora Georgina de Carvalho Ramos da Luz. “São alunos que tiveram música em sala de aula e se dispuseram e estar aqui, não houve nenhum ensaio especial para esse coral. E com essa oportunidade estamos oferecendo também a eles a possibilidade de se interessarem pelos instrumentos, de um enriquecimento de valores, em tocar na orquestra, e não só participarem dessa apresentação”, completou o maestro.

Para a coordenadora da escola, Marcele Misael, as lágrimas traduziram a alegria e satisfação do educandário e da comunidade em ver as crianças cantando pela primeira vez. “Foi muito emocionante vê-los no palco e atuando de forma tão entrosada com a Orquestra. Deu tudo certo, os alunos estavam bem felizes todo o público se emocionou com a apresentação. Esperamos que essa apresentação seja a primeira de muitas”, acrescentou.

Satisfação em se apresentar

Integrante da Orquestra desde o início deste ano, João Henrique Leoni, 16 anos, toca flauta transversal, e falou sobre a satisfação em subir mais uma vez ao palco. “Já estudo musica há tempo, e foi muito interessante participar da Orquestra. Depois que comecei cresci muito com isso e quero continuar profissionalmente com a música. Por ser uma data tão especial que é o Natal, é uma alegria muito grande ver tantas famílias reunidas nesse evento”, declarou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo músico Matheus Teixeira, 21, que toca violino no grupo. Atuando há quatro anos já como integrante da Orquestra, ele comenta sobre as edições anuais do evento, que sempre surpreendem o público. “Foi um desafio diferente desta vez, com a apresentação de um coro. A cada ano apresentamos esse evento de uma forma diferente e é muito gratificante poder participar”, acrescenta.

Emoção e encanto

Entre o público, estava a servidora pública Tamires Manrich Bertoldi, que marcou a presença no evento acompanhada das filhas Maria Luiza, 6 anos, e Isabel, 3. Ambas eram só alegria ao encontrar os ‘ninhos’ deixados por elas para o São Nicolau, e que ao final do evento estavam cheios. “Foi muito lindo. A emoção tomou conta e valeu muito a pena participar. Quem tiver a oportunidade de prestigiar esse evento novamente que não deixe de vir, pois é muito legal”, ressalta a mãe.

A comerciante Janaína Pehnk também não perdeu a oportunidade de levar o sobrinho, Nicolas, de 4 anos, para ver o espetáculo e se encantar com os doces de São Nicolau. “É um evento muito lindo e como gostamos de manter a tradição, sempre trazemos ele. E é fundamental incentivar nas crianças essa cultura, desde cedo”, disse ela, acompanhada da mãe, Sônia Pehnk.

Já o administrador Raul Novinte foi com a esposa, a filha Sophia, 3 anos, e amigos prestigiar a apresentação e se surpreendeu com o evento organizado pela CDL. “Sai de casa sem muitas expectativas e foi fantástico ver esse espetáculo. A música foi linda e esse final foi muito legal para as crianças. É inspirador e com certeza se for possível estaremos  no próximo ano aqui novamente”, avaliou.

Ao todo, foram distribuídos mais de 150 pratinhos com doces e guloseimas para as crianças presentes no evento. 

Fonte:

Deixe seu comentário