Portal da Cidade Brusque

Educação

Reitor da UNIFEBE se reúne com ministro da Ciência e Tecnologia

Reitora eleita da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, também participou do encontro

Publicado em 01/04/2019 às 05:28

(Foto: Assessoria de comunicação UNIFEBE)

O presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitor do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), professor doutor Günther Lother Pertschy, participou de mais um importante evento voltado à Educação Superior.

Desta vez, o compromisso foi na sexta-feira, 29 de março, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma (SC), quando esteve com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos César Pontes, e apresentou demandas das Instituições Comunitárias, projetos de sucesso, além de em conjunto, debaterem sobre políticas referentes ao Ensino Superior do Brasil, principalmente às de pesquisa.

O ministro e primeiro astronauta brasileiro palestrou sobre “As perspectivas da ciência e da tecnologia no Brasil atual e o papel das universidades comunitárias”. A reitora eleita da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz e a supervisora de Pesquisa, Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, estiveram presentes no encontro juntamente com Pertschy.

— Tivemos um momento muito especial com o ministro Marcos Pontes e nossas coirmãs, onde apresentamos a realidade das nossas instituições. Falamos sobre a regulamentação das Comunitárias, investimento em pesquisa, Artigo 170, projetos voltados aos Centro de Inovação, entre outros assuntos. Foi um momento muito positivo e de trocas de impressões que somam significativamente ao ensino catarinense — avalia.

Pontes destaca que foi extremamente produtivo conhecer o Sistema Acafe, suas necessidades e possibilidades, e que levará modelos de ações do Sul para todo o país.

— Ouvi atentamente e posso afirmar que quero aprender mais sobre seus pleitos, mesmo que muitos não sejam de responsabilidade do meu ministério. Sou sempre defensor da educação e sei que é ela que transforma o que já existe e prepara para um futuro melhor. Coloquei como missão a produção de conhecimento, a produção de riqueza através da ciência — enfatiza o ministro.

 

Saiba mais

Além dos reitores do Sistema Acafe, também participaram do evento representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Lucas Esmeraldino; deputados federais Geovânia de Sá, Daniel Freitas, Ricardo Guidi; deputados estaduais Rodrigo Minotto e Jessé Lopes; o senador federal, Esperidião Amin; deputada federal Ângela Amin, entre outras autoridades.

Fonte:

Deixe seu comentário