Portal da Cidade Brusque

EDUCAÇÃO

Robótica Educacional é tema de formação de profissionais da educação de Brusque

Palestras abrangem a temática de atuação desde a educação infantil até os anos finais

Publicado em 19/07/2021 às 03:45

(Foto: Secom)

A prefeitura de Brusque, por meio da secretaria municipal de Educação de Brusque (SEME), realizou formação continuada com tema Robótica Educacional, assunto inovador na área da mediação didático-pedagógica. A capacitação teve o objetivo de ajudar os profissionais da educação a refletirem sobre as vantagens da robótica na prática educativa da Educação Infantil até os Anos Finais da Educação Fundamental.

Dois profissionais especializados na área ministraram a capacitação. Para a palestra de abertura, que ocorreu na última quarta-feira (15), o tema abordado foi A Robótica no Mundo Educacional, ministrada pelo professor da PUC Paraná e mestre em Informática Aplicada, Maurício Henning. O segundo convidado foi o professor da Univali e doutor em Informática Aplicada na Educação, André Luís Alice Raabe, que na sexta-feira (16) falou sobre: Pensamento Computacional na Educação Infantil e Trabalhando o Pensamento Computacional na Educação Infantil.

A secretária de Educação da prefeitura de Brusque, Eliane Buemo, destacou a importância do evento para a educação brusquense.

“A secretaria municipal de Educação inovou em 2021, realizando a formação continuada dos profissionais da educação de modo 100% on-line, como o tema robótica educacional. O papel dos profissionais do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) foi fundamental. Acredito que essa formação continuada se estabeleça como um divisor de águas, a partir daqui a robótica educacional torna-se uma realidade na rede municipal de ensino de Brusque,” destacou.

Além dos professores, as equipes de formadores e técnicos do Centro Municipal de Inclusão Digital de Brusque (CMID) também ministraram palestras: Introdução ao Pensamento Computacional, o Pensamento Computacional nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

A organização e a realização foram executadas pelas equipes pedagógicas das diretorias da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e contou com a colaboração da Equipe do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) e a assessoria da chefia da infraestrutura digital da Secretaria da Fazenda e Gestão Estratégica.

Confira as palestras estão disponíveis no Canal da Secretaria de Educação de Brusque:

- Robótica no Mundo Educacional;

- Pensamento Computacional na Educação Infantil;

- Trabalhando o Pensamento Computacional na Educação;

- Robótica Educacional no CMID;

- Introdução ao Pensamento Computacional;

- Pensamento Computacional nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental;


Fonte:

Deixe seu comentário