Portal da Cidade Brusque

Secretário municipal denuncia irregularidades no transporte universitário

Segundo William Molina, até mesmo um funcionário de banco estava utilizando, de maneira indevida, as conduções destinadas aos acadêmicos

Publicado em 17/01/2018 às 02:34

Foto: ilustração

O transporte universitário sempre foi um tema que rendeu bastante polêmica no município de Brusque, sobretudo nos últimos tempos. Em 2018 parece que não será diferente. Principalmente após uma maior fiscalização que está sendo implementada pela Prefeitura de Brusque, em busca de coibir problemas relacionados à superlotação, entre outros.

William Molina, secretário de Governo e Gestão Estratégica, durante entrevista a Portal da Cidade Brusque, comentou que o intuito é fazer valer as regras do transporte universitário gratuito, evitando abusos por parte de algumas pessoas.

"Nós recebemos algumas reclamações de pessoas que estavam fazendo o ensino médio, fazendo cursos profissionalizantes e, até mesmo, pessoas que trabalhavam nos municípios vizinhos e faziam utilização incorreta do transporte que é oferecido aos nossos acadêmicos. Então, a partir deste ano, faremos o recadastramento (que já teve início em 11 de janeiro) para, através dele, termos condições de avaliar a quantidade de acadêmicos que teremos de atender, para investir o dinheiro público com qualidade", afirmou Molina.

Para efetuar ou renovar o registro, é preciso levar na sede da Coordenação, as originais e cópias do CPF, RG, comprovante de residência, grade de horário do curso e uma foto 3X4 recente. A entrega da documentação pode ser feita até dia 10 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h às 18h, no Terminal Urbano. 

Um dos casos verificados pela Prefeitura de Brusque diz respeito a um cidadão que utilizava dos ônibus universitários para se deslocar até um banco em que trabalha diariamente. Além disso, começaram a ser barrados alunos que fazem ensino médio em outros municípios. Por fim, acredite se quiser, foram identificadas as presenças de alunos de outros municípios usando a estrutura disponibilizada para os estudantes brusquenses.

"Estamos pedindo na hora do recadastramento a grade para que possamos elaborar uma logística com a empresa que ganhou a licitação do transporte coletivo", exemplifica Molina.

Lotação

O secretário de Governo trouxe informações interessantes sobre o transporte universitário. Segundo Molina, no último mês de outubro, alunos que estudam em Itajaí, propositalmente, deixaram de ir no primeiro ônibus disponibilizado pela Prefeitura para embarcarem todos na última condução. "O primeiro voltou com lugares vazios e o detrás foi superlotado, sendo motivo de filmagens, reclamações e tal. Tivemos, inclusive, alunos que testemunharam se tratar de um factóide. Nós tínhamos 225 lugares em Itajaí e 193 alunos. Ou seja, temos uma sobra considerável para que todos fossem e voltassem tranquilamente", ressalta.

Fiscalização

Molina termina a entrevista dizendo que em 2018 não será permitida a entrada de nenhum aluno nos ônibus do transporte universitário sem a devida apresentação da carteirinha disponibilizada na hora do cadastro. "É um compromisso da própria empresa para que os motoristas façam esse controle e atendamos a todos os acadêmicos", conclui William.

Fonte:

Deixe seu comentário