Portal da Cidade Brusque

Qualificação

SENAI forma alunos de cursos de aprendizagem em solenidade no Jardim Maluche

Um total de 550 alunos concluíram os cursos oferecidos neste ano

Publicado em 16/12/2019 às 05:58

(Foto: Divulgação/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Estudantes de 14 cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foram reconhecidos com os diplomas de colação de grau na modalidade de aprendizagem industrial, no início da noite desta sexta-feira (13). Professores, familiares e autoridades participaram da solenidade que certificou 290 deles.

Gerente executivo do SESI SENAI de Brusque, Roberto Zen, destacou a diversidade de áreas de conhecimento abordadas nos cursos e a experiência gerada durante a formação. Na avaliação dele, o primeiro contato entre empresas e alunos, proporcionado pelos cursos, servem para aproximar os futuros profissionais das realidades vividas no setor.

A experiência, segundo Zen, qualifica os jovens para uma eventual volta para as indústrias com as competências adquiridas durante as formações. “Eles estão cumprindo um ciclo de aprendizado e que é, ainda uma fase inicial, mas muito importante. É onde eles começam a formar seus conceitos e entender as mecânicas do mercado de trabalho, Então isso vai formando um profissional do futuro, que as empresas podem contar para seus negócios.”

O evento foi realizado na Igreja Evangélica Calvário, no bairro Jardim Maluche. Entre as áreas dos cursos de aprendizagem estiveram a Mecânica de Usinagem, Operação de Máquinas Têxteis, Programação de Computador, Confeccionador de Moldes e Roupas, Desenhista de Produtos de Moda, Desenhista Mecânico, Eletricista de Manutenção e Manutenção de Máquinas em Geral.

Do total de 700 alunos, 550 concluíram os cursos oferecidos neste ano. Além dos formados nesta sexta-feira, o restante dos estudantes deve receber a certificação em 2020.

“Cada curso abriu para mim uma nova profissão”

Do bairro Santa Rita, Jordan Gustavo Eckert, de 18 anos, está em seu terceiro curso de aprendizagem pelo SENAI. Desta vez, o escolhido foi o de Mecânica de Usinagem, que cursa em paralelo com um curso técnico dedicado para a área. 

Antes disso, o jovem já havia cursado os cursos de eletricista de manutenção e para desenhista mecânico, tudo por influência de um primo. Para o futuro, o jovem acredita que as diferentes formações devem ajudar a atingir sua vontade de poder atuar com projetos dedicados ao setor da manutenção e destaca o conhecimento agregado durante cada uma das experiências. “Cada curso abriu para mim uma nova profissão e me influenciou muito como pessoa. Aprendi a ter uma melhor interação com pessoas, organização e o preparo para o trabalho, que é o foco do curso”, resumiu.

Vontade de aprender

Recém formado em eletricista de manutenção, Gustavo Veneri, 17 anos, já havia se formado como desenhista mecânico, mas a vontade de aprender o levou a buscar uma nova área. Segundo ele, com a ampliação de conhecimentos espera conseguir trabalhar no setor de mecânica no futuro. “É uma área de conhecimento e que eu posso me aperfeiçoar para fazer o que eu gosto”. 

Para a mãe Juliana Decker, 32, o interesse do filho pelo setor e a dedicação ao longo dos cursos chamou a atenção. Para ela, as formações em aprendizagem são uma possibilidade importante para os jovens conseguirem se destacar na busca por uma profissão.

“Hoje em dia o mercado de trabalho não está fácil e é uma oportunidade muito grande que o SENAI dá para esses alunos. Creio que ele tenha um futuro brilhante e se desenvolveu bastante”.

Os cursos de Aprendizagem Industrial são gratuitos e possibilitam aos estudantes a prestar serviços como menor aprendiz nas áreas de estudo. O benefício é aberto para jovens entre os 14 e 24 anos Informações podem ser obtidas pelo http://sc.senai.br/aprendizsenai/aluno ou em contato com a unidade do SESI SENAI de Brusque, pelo telefone (47) 3251-8900.

Fonte:

Deixe seu comentário