Portal da Cidade Brusque

Educação

Sesi EJA promove cidadania através da educação

Alunos do SESI EJA apresentaram trabalhos sobre enchentes e representação feminina na Câmara Municipal de Vereadores durante a noite desta quarta-feira (8)

Publicado em 11/05/2018 às 06:04

(Foto: Wilson Schmidt Junior)

(Foto: Wilson Schmidt Junior)

(Foto: Wilson Schmidt Junior)

(Foto: Wilson Schmidt Junior)

(Foto: Wilson Schmidt Junior)

Já reconhecida por possuir uma metodologia de ensino diferente, pautada na multidisciplinaridade, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (SESI) em Brusque efetuou mais uma atividade diferente para seus alunos, durante a noite desta quarta-feira (8). Trata-se do projeto Cidade em Questão, trabalhado na área do conhecimento de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, que foi finalizado na Câmara de Vereadores de Brusque, com uma apresentação marcada pelo capricho e pelo aprendizado.

De acordo com  Carina Imhof, uma das professoras, em um dos dois subprojetos foi estudada a temática das enchentes em Brusque. Com uma série de trabalhos como maquetes, estudos e formatação de cartazes, os estudantes foram instigados a pensar soluções que já foram colocadas em prática no município, além do que poderia ser feito a mais para diminuir as cheias que recorrentemente trazem diversos transtornos à cidade.

“A gente identificou que existe um senso comum a respeito do que acontece. Os alunos buscaram conhecer como que as pessoas viam isso, que conhecimento elas possuem. Também foi efetuada uma pesquisa de campo a nível municipal, para saber o que o é feito a respeito. Por fim, uma pesquisa a nível mundial, as alternativas que o mundo tem para que as pessoas se protejam. Com isso, fizemos um folder explicativo para explicar o que cada um pode fazer para se proteger”, explica a educadora.

A representação feminina também foi tema de estudos realizados pelos alunos do Sesi Eja. A professora responsável por este subprojeto, Andréa Zanon, explica que o trabalho consistiu na confecção de uma fanzine, ou seja, uma publicação não profissional e não oficial, produzida por entusiastas de uma cultura particular, homenageando cinco mulheres que fazem diferença em vários setores da sociedade civil. Bernadete Rocha (voluntária da Escola Charlotte), Ana Helena Boos (vereadora eleita), Angelina Tarter (Instituto Anjos do Peito), Eni Barni (empresária) e Raquel Alves (ciclista) foram as agraciadas.

“É questão de cidadania. É muito importante esse tipo de conhecimento para os alunos, que muitas vezes vêm de lugares distantes e não conhecem muito sobre nossa região. Eles passam a saber o que existe na cidade, exercendo ativamente sua cidadania”, comenta.

Além de familiares, amigos, educadores e vereadores, o ato contou com a presença do diretor regional do Sesi, Roberto Zen. Ele destaca o poder de mobilização que a metodologia SESI de ensino possui, capaz de reunir pessoas que tiveram alguma distorção educacional em algum período da vida,  trazendo-as de volta a vida acadêmica.

“É notório que eles se interessaram profundamente em pesquisar todos os temas. Isso tudo incentivado pelos professores, pela nossa equipe. É interessante também eles apresentarem estes trabalhos em ambiente tão propício como é a Câmara. Eles terem a oportunidade de conhecerem esse ambiente se faz muito relevante, também. Eu, enquanto diretor do SESI, sou apenas um mero facilitador. O mérito é todo da coordenação, supervisores, professores e alunos”, finaliza Zen.

Fonte:

Deixe seu comentário