Portal da Cidade Brusque

SESI Escola Brusque repagina equipe de robótica

Grupo de alunos participa, durante os dias 24 e 25 de novembro, da etapa regional do torneio internacional First Lego League

Publicado em 21/11/2017 às 02:20

Foto: divulgação

Novo técnico, novo mentor, um novo nome, uma nova marca… o que já era bom ficou ainda melhor. A equipe de robótica do SESI Escola Brusque passou por uma verdadeira repaginada! Após vencer diversos torneios e participar de duas competições internacionais, chegou a hora de começar uma nova etapa, almejando conquistas ainda maiores. Se antes apenas conhecíamos os competidores brusquenses como integrantes da equipe Tecnorob, agora a agremiação é denominada de Tecnorob Evolution.

“Repaginamos a equipe em vista de que acreditamos que as coisas evoluem sempre. Temos um novo técnico, o mentor da equipe é o Thiago Day, nosso ex-aluno que já participou dos torneios anteriores. E nessa temporada o SESI trouxe um movimento muito bacana para formarmos equipes de alta performance. Para isso tivemos treinamento com juízes de âmbito nacional, juízes chefes de categorias e toda uma equipe especialista para nos preparar para os desafios”, ressalta Louise Dorow Caetano, supervisora de educação do SESI.

O novo leiaute da equipe e a apresentação dos novos membros da Tecnorob Evolution foram apresentados oficialmente nesta terça-feira, 21 de novembro, em uma entrevista coletiva. Já na próxima quinta-feira, 23, o grupo embarca para o Norte, rumo à Joinville. É lá que acontece nos dias 24 e 25 de novembro a fase regional do torneio internacional First Lego League (FLL). O tema desta temporada de competições é a água, desta maneira, os alunos desenvolveram um protótipo que detecta vazamentos nos canos de abastecimento e que, se utilizado pela SAMAE, por exemplo, pode representar uma economia ao consumidor final de até 40% no valor da conta. “Em cima deste tema, os alunos desenvolveram também o robô e a programação para o percurso que ele deve percorrer, cumprindo o maior número possível de provas em dois minutos e meio”, explicou o novo técnico da equipe, Thiago Henrique.

Os alunos do SESI Escola Brusque já venceram a etapa em outras oportunidades e conquistar o título novamente significa obter a classificação para o nacional, que ocorre em março de 2018, no Paraná. “Eu já participei de outras temporadas e o que a gente aprende, é uma lição que levamos para a vida, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente. É o nosso futuro”, conta Arthur Carminatti, de 14 anos de idade.  

O trabalho em equipe, que é um dos principais pontos avaliados pelos jurados durante as competições, foi abordado pela aluna, Maria Fernanda Knihs, de 11 anos de idade, que participa pela primeira vez da equipe. “Estar nesta equipe não é apenas aprender programação, mas é muito mais o trabalho que realizamos juntos, um ajudando o outro para alcançar o nosso objetivo, pois é uma lição que levamos para a vida”.

De acordo com a coordenadora de educação do SESI, Sandra Freitas, proporcionar ensino de robótica e, também, a possibilidade de competição com outras equipes, faz parte de uma filosofia moderna de ensino, voltada para os tempos atuais. “A Indústria 4.0. é uma realidade. Por isso levamos tão a sério as nossas equipes de robótica. Não significa que o aluno tenha que necessariamente trabalhar no setor industrial, mas obter tais conhecimentos é extremamente importante e salutar”, explica.

No próximo ano, o SESI vai investir cerca de R$ 250 mil reais no ensino de robótica, e uma das novidades é a abertura de quatro turmas que estarão disponíveis para a comunidade, com valores mais acessíveis para que todos tenham a vivência com a tecnologia. “Queremos incentivar cada vez mais o desenvolvimento das pessoas, tornando-as mais criticas, capacitadas e, principalmente, valorizando o outro, que são algumas das competências do século XXI”, conclui a coordenadora.

SOBRE O TORNEIO

O First Lego League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de nove a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

Criado em 1998 pela First, em parceria com o Grupo Lego, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm.

Integrantes da Tecnorob Evolution

Mentor da equipe: Thiago Day;

Técnico: Thiago Henrique;

Alunos: Maria Fernanda Knihs, 11 anos; Arthur Gabriel Silveira Sophiatti, 14 anos; Arthur Carminati, 14 anos; Laura Sbardelatti, 12 anos; Julia Sbardelatti, 14 anos e Gustavo Osovski, 11 anos de idade.

Supervisora: Louise Dorow Caetano.

Fonte:

Deixe seu comentário