Portal da Cidade Brusque

Solenidade oficializa convênio para museu digital da Villa Renaux

Evento ocorreu na noite desta quinta-feira (27), no casarão do Bairro Primeiro de Maio

Publicado em 28/07/2017 às 07:22

Foto: Portal da Cidade Brusque

Estrategicamente escondida no alto de uma colina no Bairro Primeiro de Maio, lá está ela... Imponente, bela e resistente às decadas e décadas de idade. A Villa Renaux, como foi denominada, outrora ocupada pelo Cônsul Carlos Renaux e sua família, ganhou na noite desta quinta-feira (27), a certeza de que irá continuar sendo, por muitos e muitos anos, um dos fieis retratos da história brusquense e um dos seus principais pontos turísticos.

Por meio da parceria que foi assinada com a família Renaux, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) passará a ter acesso a todo o seu acervo documental histórico, físico e digital, que permitirá o controle integral do acervo museológico da casa e contribuirá para o incentivo, produção e difusão de conhecimento da História de Brusque e região. 

De acordo com o reitor da universidade, Günther Lother Pertschy, o projeto interdisciplinar, que visa criar um verdadeiro museu digital da Villa Renaux, teve início ainda em 2011, quando Maria Luiza Renaux, a Bia Renaux, historiadora e escritora, lhe procurou. Após Bia adoecer, porém, os trabalhos foram pausados, recomeçando apenas em 2017.

"A museificação digital ampliará o acesso de quem desejar conhecer a história. É um trabalho a longo prazo, mas estamos muito empenhados. Temos três museus na cidade e sabemos da dificuldades que eles têm pra seguir adiante. E não queremos que isso se repita aqui. Por isso toda a comunidade precisa participar", classifica.

Visão compartilhada por Edineia Pereira da Silva Betta, pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão da UNIFEBE. Para ela, a assinatura do convênio marca um novo momento para a cidade de Brusque, que deu um grande passo em busca de preservar os patrimônios históricos de sua gente. "Proporcionará um novo olhar sobre a História como algo mais próximo da realidade e contribuirá para renovar e suprir lacunas da produção historiográfica de Brusque e região. A História da Família Renaux se funde com a história da cidade".

Para Vitor Renaux Hering, filho de Bia, a solenidade marca o cumprimento da missão de vida de sua mãe. "Gostaria de dar prosseguimento ao que minha mãe fazia e não sabia como. A UNIFEBE sabia como. E pouco mais de seis meses depois, agora assinamos um documento importante que dará prosseguimento. Eu também queria que a casa tivesse vida. Pessoas que pudessem visitar com interesse de pesquisar, estudar. Isso acontecerá com o projeto. Fico muito feliz. Brusque tem essa reflexividade e preparo para isso", ressalta, orgulhoso.

A solenidade contou, ainda, com a presença do prefeito e vice de Brusque, Jonas Paegle e Ari Vequi, além de personalidades brusquenses, convidados e imprensa. O projeto da museificação digital da Villa Renaux já está em andamento e será finalziado em breve.

 

Fonte:

Deixe seu comentário