Portal da Cidade Brusque

TRE prevê filas para o período final da revisão biométrica de eleitores

Brusque está entre as seis cidades onde deve haver uma procura de última hora

Publicado em 02/10/2017 às 22:38

Foto: divulgação

Os municípios de Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Camboriú, Brusque, Itajaí e Penha, que passam pela revisão do eleitorado obrigatória até o dia 7 de dezembro, estão com baixo comparecimento dos eleitores e já há previsão de agendamento indisponível e filas para o período próximo ao final da revisão, devido à demanda acumulada.

A exemplo do que ocorreu em Florianópolis, Joinville e Blumenau, quando encerraram a revisão do eleitorado no ano de 2016, a Justiça Eleitoral alerta aqueles que deixarem para a última hora sobre a insuficiência de vagas para realizar o cadastramento e o desconforto de longas esperas. Isso porque, atualmente, há uma alta capacidade de atendimento dos eleitores, porém, o comparecimento está bem abaixo da meta.

Só em Itajaí, são 1.371 vagas por dia, mas apenas 900 pessoas, em média, têm realizado diariamente o cadastramento. A cena se repete em Balneário Camboriú, que tem atendido menos da metade da capacidade diária e Penha, que possui 300 vagas por dia, mas só tem preenchido em torno de 100.

Para que todo o eleitorado seja cadastrado, é necessário que a capacidade diária de atendimentos seja cumprida, com a distribuição dos eleitores ao longo do prazo. Por isso, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores dessas cidades realizem o cadastramento biométrico o mais rápido possível.

O não comparecimento do eleitor tem como efeito a suspensão do título eleitoral e o cancelamento do CPF, o que acarreta em uma série de sanções como, por exemplo: não votar, suspensão de salário para servidores públicos, não conseguir emitir passaporte ou carteira de identidade, não poder inscrever-se em concurso público, nem renovar matrícula em estabelecimentos de ensino, além de não obter empréstimos em bancos estatais.

Para fazer a biometria, o eleitor deve agendar o seu atendimento por meio do site do TRE-SC e comparecer no cartório portando documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar - no caso de homens maiores de 18 anos que vão fazer o primeiro título.

Fonte:

Deixe seu comentário