Portal da Cidade Brusque

'Um, dois três: canto e conto com vocês' percorre escolas de Guabiruba

Projeto do professor Emiliano Daniel de Souza foi contemplado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura

Publicado em 20/09/2017 às 02:45

Foto: divulgação

Unir histórias divertidas e envolventes com pitadas de fantasia e uma dose de recursos visuais e sonoros só pode resultar em uma receita de sucesso. Em Guabiruba, essa receita cresceu e alcança 16 escolas com o nome “Um, dois, três: canto e conto com vocês", projeto que intercala canções populares infantis com duas histórias adaptadas de Ruth Rocha: A primavera da lagarta e Romeu e Julieta.

O projeto do professor Emiliano Daniel de Souza foi contemplado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, que em 2017 destinou R$ 62.085,45 para projetos culturais. Com o Fundo, a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Fundação Cultural e o Conselho Municipal de Cultura, fomenta os talentos artísticos da cidade.

As apresentações nas escolas iniciaram nesta semana e seguem até o dia 29 de setembro para os alunos de até cinco anos de idade. No total, 1.167 crianças participarão do “Um, dois, Três: canto e conto com vocês”.

Estímulo à leitura e à contação de histórias

Além de proporcionar alimento rico para o imaginário infantil, o projeto envolve valores como respeito, paciência, confiança e honestidade. O espetáculo tem como objetivo aguçar a imaginação, desenvolver a concentração, favorecer o contato com textos de qualidade literária e canções apropriadas para crianças. Também incentiva o hábito de ouvir, contar e interpretar histórias.

Para o professor Emiliano, o projeto oferece uma oportunidade enriquecedora para as crianças trilharem os caminhos das palavras que conduzem ao fascinante universo das narrativas. “Como contador de histórias, tenho tido a grata oportunidade de conhecer diversas escolas da região e de contar histórias em feiras do livro e em outros eventos voltados à educação e à leitura. Como filho deste município, tenho percebido e constatado que muitas crianças nunca assistiram a um espetáculo de contação de histórias. E foi através desta observação que nasceu este projeto, ou seja, do interesse em difundir e cultivar a contação de histórias em todas as escolas que atendem à educação infantil de Guabiruba”, destaca.

Próximas apresentações

21/09 – Quinta-Feira

8h e 15h45: ERM Cesário Regis (Lageado Baixo)

10h e 13h30 : EMEB Osvaldo Ludovico Fuckner (Lageado Baixo)

25/09 – Segunda-Feira

8h30 e 15h15: EEI Luisa Petermann Westarb (Guabiruba Sul)

10h30 e 13h30: EBM Professora Anna Othília Schlindwein (Guabiruba Sul)

26/09 – Terça-Feira

8h e 15h30: EBM Padre Germano Brandt (Aymoré)

10h e 13h30: EM Edestrudes Wippel Heil (Aymoré)

27/09 – Quarta-feira

9h e 15h: EEI Tia Angélika (Imigrantes)

10h30 e 13h30: ERM Vadislau Schmitt (Imigrantes)

28/09 – Quinta-Feira

9h30 e 15h – EEI Tia Olinda (Lageado Baixo)

29/09 – Sexta-Feira

8h e 13h30 – ERM João Jensen (São Pedro)

 

Fonte:

Deixe seu comentário