Portal da Cidade Brusque

Uma amizade off-road

Conheça a história das famílias Santos e Hernanderona,que se conheceram na Fenajeep e através da festa fortaleceram os laços de amizade

Publicado em 26/09/2017 às 05:49

Foto: divulgação

Que os apaixonados pelo mundo off-road percorrem quilômetros e quilômetros em busca de uma trilha e aventuras, a gente sabe. Entretanto, mais do que adrenalina e emoção, a maioria encontra também laços de amizade, que surgem independente da hora ou do lugar, e só se fortalecem com o tempo. Assim foi com os amigos Hélio dos Santos, sua esposa Nair Gottarde, e os uruguaios Felipe Hernanderona, e sua esposa Viviana Oliveira Presa. Os casais se conheceram durante a Festa Nacional do Jeep – Fenajeep em 2016, e desde então se encontram constantemente, mostrando que a amizade verdadeira é sim um dos melhores presentes da vida.

O carro

Hélio e Nair, que ajudam no passeio Expedition há cinco anos, participavam da trilha ecológica da Fenajeep em 2016. Durante o passeio, o carro de Felipe quebrou no percurso e, como Hélio era um dos apoios, constatou um problema mecânico, e que o carro dos uruguaios precisaria de reparos e peças novas - o que seria impossível de ser realizado no dia. Para muitos, este seria o grande problema, entretanto era só o primeiro: Felipe e Vivana estavam hospedados em Balneário Camboriú e, por não conhecerem ninguém, não sabiam como voltariam para a cidade litorânea naquela noite, sem jipe. Vendo a dificuldade do casal, Hélio e Nair então ofereceram o seu carro emprestado para que eles pudessem retornar para o hotel. “Demos a chave e os documentos para eles poderem ir e voltar para Balneário ao longo dos dias seguintes. Chamaram-nos de doidos, mas agimos com o coração. Fenajeep é amizade, companheirismo e seria errado se ninguém os ajudasse naquela hora. Foi uma ajuda sem interesse e que nos presenteou depois com uma bela amizade, que não tem preço”, contam Nair e Hélio.

“Todos nós do grupo ficamos assustados, porque nos dias em que vivemos, uma atitude dessa não é comum. Ao mesmo tempo nos colocamos no lugar dos uruguaios e pensamos que poderia ter sido com algum nós. A atitude nobre do Helio e da Nair mostrou que realmente eles são jipeiros, que nunca abandonam os parceiros de trilha”, relembra também a arquiteta Fernanda Ristow, sócia do Brusque Jeep Clube há cinco anos, e que acompanha os passeios Expedition.

Encontros

Com o incidente resolvido, os uruguaios voltaram para a XXIII Fenajeep, e aproveitaram um pouco mais o evento enquanto aguardaram pelo conserto do veículo.  De lá para cá, entretanto, a amizade entre os casais só se fortaleceu: em dezembro do mesmo ano, Felipe e Viviana voltaram ao Brasil para comemorar o aniversário de Hélio. Além disso, eles marcaram presença da Fenajeep 2017 e também no passeio Expedition. E mais: trouxeram com eles a filha Sofia e mais cinco amigos. Durante a XXIV Fenajeep os uruguaios também tiveram uma hospedagem especial: ao longo dos cinco dias do evento ficaram nas casas de praia e de Brusque da família de Hélio, e vieram uma semana antes da festa para conhecer a Serra Catarinense – passeio, é claro, acompanhado pela filha e pelo genro de Hélio.

Da mesma forma, o casal brusquense também cruzou fronteiras para encontrar os amigos. Em agosto deste ano a família Santos foi para o Uruguai, na localidade de Rio Branco, para comemorar o aniversário do amigo Felipe, onde ficaram hospedados, é claro, na residência dos amigos castelhanos. 

“A Fenajeep é um evento incrível, onde conhecemos pessoas do Brasil todo e de países vizinhos. É um evento onde começam amizades verdadeiras, como o caso de Hélio, Nair, Felipe, Vivi e a Família do Expedition, o que surgiu a partir da aventura 4x4 e criou laços de para uma vida”, comenta Fernanda.

Atualmente, o grupo de amigos conversa frequentemente através das redes sociais e aplicativos, e já preparam o próximo encontro.

Fonte:

Deixe seu comentário