Portal da Cidade Brusque

CONHECIMENTO

Unifebe é palco de evento que fomenta produção científica e cadeia têxtil

Contexmod será realizado no campus Santa Terezinha até o dia 21 de junho

Publicado em 19/06/2018 às 01:15

Realizado pela primeira vez em Brusque, na UNIFEBE, começou nesta segunda-feira, 18 de junho, a 6ª edição do Congresso Científico Têxtil e Moda (Contexmod), promovido em parceria pela UNIFEBE, Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil Confecção e Moda (ABTT), Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

O evento, que tem o intuito de fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a discussão dos resultados de pesquisas, validações e transferência de tecnologias relacionados com a cadeia produtiva têxtil e de moda, terá continuidade até esta quinta-feira, 21, no campus Santa Terezinha.

O coordenador local do Contexmod, professor Wallace Nobrega Lopo, explica que durante o congresso serão apresentados artigos científicos ligados à área industrial, haverá visitas técnicas em empresas da região e palestras sobre as tendências tecnológicas na área têxtil e de moda.

"Para a UNIFEBE é um prazer sediar um evento de âmbito nacional para fomentar não só a indústria têxtil como um todo, mas a área acadêmica. É uma chance ímpar de colocar o nome de Brusque e da região no cenário acadêmico têxtil do país", ressalta Lopo.

O coordenador de Design de Moda da UNIFEBE e um dos organizadores do Contexmod, Rodrigo Zen, destaca que é motivo de orgulho para o curso realizar um evento em parceria com a USP, que é a maior universidade da América Latina.

O reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, também enfatiza que é uma honra receber um congresso nacional como o Contexmod e contar com parceiros como a ABTT e a USP.  

" É um evento muito significativo para nossa região, uma vez que o segmento têxtil e de moda é um dos mais pujantes e fortes da economia de Brusque. Além disso, a UNIFEBE sente-se orgulhosa em ter visitantes de diversas partes do país que realizam a troca de informação de um tema tão propício para a nossa região", salienta o reitor.

Para o professor da USP, Mauricio de Campos Araújo, presidente do evento pela ABTT, o Contexmod une as universidades que oferecem cursos na área têxtil e de moda para a divulgação e fortalecimento científico.

"Agradecemos à UNIFEBE por receber este evento e juntos darmos visibilidade à área científica, neste mercado competitivo. É a oportunidade de criarmos novas tecnologias, novos negócios e outras vertentes para essa área que é fundamental na sociedade ", ressalta Araújo.

Intercâmbio de conhecimentos
Amanda Souza de Hércules, 22, é acadêmica de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Apucarana (PR) e participa de um congresso científico pela primeira vez. Ela apresentará no evento um artigo sobre “a reutilização de resíduos sólidos têxteis em aplicação de técnica manual do crochê”.

"Estou feliz com a oportunidade de participar deste momento, verificar as inovações de pesquisa e aprofundar conhecimentos que agregarão tanto na minha carreira profissional como pessoal", analisa.

Diferentemente de Amanda, Iêda Letícia de Souza Ferreira, 24, formada em Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e moradora na cidade de Natal (RN) já participou do Contexmod em outras edições e destaca que é muito válido o intercâmbio de conhecimentos.

Atualmente ela faz mestrado na área e apresentará no evento artigo científico sobre processos químicos, mais especificadamente sobre utilizar a água do mar no tingimento.

"Ainda existe pouca literatura sobre o assunto e porque não testar a água que já tem sal e tem EM abundância? O Contexmod é muito importante para que que possamos explorar as vertentes da área têxtil, além de conhecer uma região totalmente diferente da minha em aspectos climáticos, culturais e gastronômicos", observa Iêda.

Fonte:

Deixe seu comentário