Portal da Cidade Brusque

UNIFEBE e UNIVALI promovem evento sobre educação ambiental

Objetivo do evento é fortalecer a diversidade da Educação Ambiental brasileira

Publicado em 19/09/2017 às 06:02

Foto: divulgação

A noite de domingo (17)o, foi marcada pela cerimônia de abertura do IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, no auditório do Hotel Sibara Flat e Convenções, em Balneário Camboriú – SC. O evento segue até quarta-feira (20), e é promovido pela UNIFEBE, em parceria com a Univali, a Rede Brasileira de Educação Ambiental, a Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, que coordena a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIÉIA). 

Com o tema “uma releitura critica das políticas da Educação Ambiental brasileira: repercussões da Política (PNÉIA) e Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNÉIA) e o lema “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, o objetivo do evento é fortalecer a diversidade da Educação Ambiental brasileira, em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas através das políticas públicas do campo socioambiental.

O evento reuniu diversas autoridades na abertura. Além do reitor, Günther Lother Pertschy e da professora Mara Lucia Figueiredo, que coordena o Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE e atuou diretamente na organização do IX FBEA e IV ECEA, também marcaram presença a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Edinéia Pereira da Silva Betta, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Heloisa Maria Wichern Zunino, o coordenador de Sistemas de Informação, Sergio Rubens Fantini, o professor de Direito Ambiental, Ivan Burgonovo e a professora Fabiane Fisch.

Os trabalhos foram abertos com um momento ecumênico, que contou com representantes da Igreja Católica, da Sociedade Espírita Kardecista, Federação Afro-Umbandista e Espiritualista, Comunidade Budista e Indígena Pataxó. Todos enalteceram a importância de cuidarmos da natureza independente de crenças ou religiões. 

"O ser humano é tão metido que desvia até o curso dos rios. Vocês aqui podem fazer a diferença em sala de aula", destacou o índio Merong Tapuruã. 

Segundo a professora Mara Lucia Figueiredo é importante envolver toda a sociedade no debate sobre Educação Ambiental, para que a conscientização e a mudança nas atividades em prol do meio ambiente efetivamente ocorram. Durante a abertura do evento, ela apresentou o Portal da Rede Brasileira de Educação Ambiental. 

Selo Prisma

O evento e as instituições que o promoveram receberam o Selo PRISMA Mudanças Climáticas, referente a neutralização das emissões de gases de efeito estufa. 

"Assinamos um termo de compromisso, de 21 anos, que prevê o preparo do solo, plantio e seguro de vida de mudas nativas no campus Santa Terezinha. É um orgulho para a UNIFEBE contribuir com a organização desse evento e garantir a neutralização de carbono", explica o reitor. 

A comissão organizadora também homenageou um dos parceiros do Selo Prima, o cantor, ambientalista e ecocidadão Ney Matogrosso. O artista gravou um vídeo de agradecimento aos participantes do evento, que puderam conhecer um pouco da sua Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Lá o cantor planta árvores para compensar a emissão de gases nos shows que realiza. 

Comemoração 

O IX FBEA e IV ECEA também contarão com momentos de celebração, pois em 2017 comemora-se os 40 anos da histórica Conferência de Tbilisi, os 25 anos do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, e da criação da Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA, os 20 anos da I Conferência Nacional de Educação Ambiental, 18 anos da promulgação da Lei 9795/99, que instituiu a Política Nacional de EA (PNEA), 15 anos da regulamentação da PNEA e criação do Órgão Gestor, e também da criação da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul, os 12 anos do Programa Nacional de EA – ProNEA e ainda 5 anos da aprovação, pelo Conselho Nacional de Educação – CNE, da Resolução que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental - DCNEA.

Mais informações e programação do evento, acesse http://ixfbea-ivecea.unifebe.edu.br/index.php

Fonte:

Deixe seu comentário