Portal da Cidade Brusque

EDUCAÇÃO

Unifebe firma compromisso com 7 princípios para a Educação Superior

Compromisso foi firmado pelo Reitor Günther Lother Pertschy durante o IV Encontro Internacional de Reitores Universia realizado nos dias 21 e 22 de maio

Publicado em 04/06/2018 às 00:22

Em viagem à Espanha para a participação no IV Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado na Universidad de Salamanca, o reitor da Unifebe e vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, professor doutor Günther Lother Pertschy, firmou compromisso a favor dos 7 princípios para a Educação Superior no Brasil.

O documento foi elaborado pelo Conselho de Reitores da Universia, tendo em vista os principais desafios nacionais referentes ao futuro da Educação Superior. São eles: “Excelência acadêmica”, “Professores e metodologias”, “Responsabilidade social”, “Políticas integradas”, “Financiamento”, “Redução da evasão e promoção da inclusão” e “Emprego, empreendedorismo e inovação”.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Banco Santander Brasil, Sergio Rial, na Casa Brasil – Cientro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca, que é referência internacional para a divulgação científica e cultural do Brasil na Europa.

"Esses princípios fazem com que perpassem pela realidade da gestão de uma universidade, porque são assuntos tratados no nosso dia a dia, e todos de extrema importância", afirma o reitor.

IV Encontro Internacional de Reitores
O IV Encontro Internacional de Reitores Universia é patrocinado pelo Santander - hoje o maior financiador do ensino superior, em termos de iniciativa privada no mundo - e contou com três eixos estratégicos: “Formar e aprender em um mundo digital”, “Pesquisar na Universidade: um paradigma a ser revisado?” e “Contribuição para o desenvolvimento social e territorial”.

"Tivemos contato com diversas personalidades durante a programação. Isso fez com que nos sentíssemos no maior evento de ensino superior da atualidade, vendo que há grandes possibilidades de elevarmos cada vez mais o ensino, não só em Brusque, mas em Santa Catarina", ressalta.

Internacional
O reitor Pertschy destaca a participação do rei da Espanha Felipe VI e do presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa que ressaltaram em suas falas a importância da Educação.

"A fala deles impressiona. Tive a oportunidade de conversar com o rei da Espanha e com o presidente de Portugal. A educação para esses países é estratégica, é onde todos os investimentos são canalizados, fazendo com que esses países voltem a se posicionar e estarem presentes no mundo contemporâneo. A fala deles foi inspiradora para que tenhamos certeza que a revolução e as mudanças de uma nação acontecem pela educação", afirma.

Parcerias
Durante a viagem, o reitor também visitou e participou de reuniões na Universidad de Salamanca e na Universidad de Murcia para estreitar laços em busca de convênios de cooperação internacional para os acadêmicos e colaboradores da UNIFEBE.

"Essa edição coincidiu com as comemorações dos 800 anos da Universidade de Salamanca e o próprio evento ocorreu dentro da universidade, que é histórica, a quarta mais antiga da Europa e a segunda ibero-americana. Isso fez com que pudéssemos refletir o quanto uma universidade é importante para um local, uma região e um país, como é o caso da Universidad de Salamanca que inspirou muitas universidades ao redor do planeta", afirma.


O próximo Encontro Internacional de Reitores será realizado em 2023 em Buenos Aires, Argentina. 

Fonte:

Deixe seu comentário