Portal da Cidade Brusque

Dia histórico

UNIFEBE inicia oficialmente a formação de médicos em Brusque

Aula magna do curso de medicina da instituição aconteceu na noite desta quarta-feira (20) e marca início da formação de profissionais na cidade

Publicado em 21/02/2019 às 01:36

(Foto: Rodrigo Bustamante/Portal da Cidade Brusque)

A noite desta quarta-feira (20) marcou um momento histórico para o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e para a toda região com a realização da aula magna do curso de medicina da instituição.

O evento foi realizado no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), teve a Cerimônia do Jaleco e aula magna com o neurocirurgião Marcelo Neves Linhares, presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, e André Luis Fernandes Palmini, médico neurocientista.  

 

Divisor de águas

O início do curso na entidade deverá transformar não só a comunidade acadêmica, mas também toda a região, conforme salientou o médico Evandro Quirino de Souza, coordenador da graduação. Para ele, tanto a Unifebe quanto a área de saúde deverá se beneficiar com o início do curso.

“Tanto no ponto de vista educacional, por que é um grande curso, de longa duração, com longa duração, que vai funcionar em período integral, o que altera o perfil da universidade, também será um divisor de aguas na saúde, por que vai ofertar um grande numero de profissionais preparados para trabalhar na nossa região”, afirmou.

O neurologista também enfatizou a satisfação de poder estar frente da equipe que formará os primeiros médicos pela universidade.

“Nós estamos muito felizes, e eu mais ainda por estar personificando este curso, podendo representar a Unifebe que me honrou com a possibilidade de coordenar todo esse processo. Formar médicos é uma coisa muito grandiosa, muito séria e eu estou muito honrado por terem confiado a mim essa missão de liderar esse processo”, declarou.

 


Mão na massa

A reitora eleita da Unifebe, professora Rosemari Glatz, destacou o planejamento da instituição para a implantação do curso, que deverá fazer com que os alunos possam ter contato com a prática desde o inicio dos estudos.  

“Viemos trabalhando nisso já tem dois anos, é um curso que foi planejado, foi trabalhado com muita responsabilidade, pensado num formato diferente, do usual, com a metodologia ativa, ou seja, nosso aluno desde já vai colocar a mão na massa, vai ter a experiência prática”, reforçou.

A professora, que tomará posse como reitora no dia 9 de abril, também salientou as parcerias firmadas pela Unifebe para contribuir com o aprendizado dos acadêmicos.

“As parcerias são indispensáveis nesse processo. A nossa formação é voltada para a comunidade, então o nosso médico será um profissional voltado para a família. Iniciamos com o Albert Einstein, no sentido da residência, também com o Hospital Azambuja, esta semana assinamos o convenio com a prefeitura, então as parcerias estão estabelecidas e elas começam a caminhar, desde já, com o ensino”, explicou.

 

 

Fruto do planejamento

O início do curso de medicina representa um grande momento para todo o estado de Santa Catarina, avalia o reitor da entidade, professor Günther Lother Pertschy. Para ele, a Unifebe poderá formar profissionais para atuar em qualquer lugar do país.

“Este dia representa um marco histórico para o município, para a região como um todo e para o estado de Santa Catarina e, por que não dizer, nós estaremos formando talentos humanos para o Brasil uma vez que esse profissional é requisitado em qualquer ponto da nossa nação”, enfatizou.

O reitor também reforçou que a implantação do curso é fruto de um planejamento estratégico a longo prazo da universidade que teve início em 2012 e também todo esforço para trazer o que há de mais avançado para se formar médicos capacitados.

“Nós nos empenhamos muito para fazer um projeto com a altura do que Brusque e região merecem, nós fomos buscar o que tem de mais tecnológico, mais contemporâneo. Uma formação para o nosso quadro docente já há muito tempo”, reiterou.

 


Programação de boas vindas

A programação do início das atividades do curso de Medicina da UNIFEBE se estenderá durante a semana com outras atividades institucionais e visitas técnicas e turísticas pelo município, já que muitos calouros são oriundos de outras cidades e estados. Confira!

 

21 de fevereiro – Quinta-feira 

18h30: Apresentação do Coro UNIFEBE

Palestra com Leopoldo Back, vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina

Palestra sobre a plataforma educacional para pais alunos e professores

Local: Auditório do Bloco C da UNIFEBE

 

22 de fevereiro – Sexta-feira

8h: Separação dos grupos juntamente com os tutores

Local: Auditório e salas 05, 06, 07 e 08 do Bloco C

 

14h: Visita ao Complexo Azambuja e ao Hospital Azambuja – Saída da UNIFEBE

Fonte:

Deixe seu comentário