Portal da Cidade Brusque

Unimed Brusque e Lions Berço da Fiação promovem evento sobre prevenção de Câncer

Câncer de Mama, Infantil e de Próstata serão os temas abordados no evento

Publicado em 13/11/2017 às 22:14

Foto: ilustração

O Lions Clube de Brusque – Berço da Fiação, em parceria com a Unimed Brusque, realiza no dia 23 de novembro, quinta-feira, às 18h30, um evento alusivo à prevenção de três tipos de câncer que acometem diversas pessoas a cada ano no Brasil e no mundo.  

Na oportunidade o oncologista da Unimed Brusque, Dr. Rodrigo Kraft Rovere irá ministrar uma palestra sobre ‘Câncer de Mama e Câncer de Próstata’, com foco em prevenção e tratamento, e alusão às campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. Da mesma forma, a hemato-oncologista pediatra Dra. Marcela de Moraes Barros e Sousa, do Hospital Santo Antônio e Santa Catarina, de Blumenau, também estará presente na oportunidade, onde irá falar sobre ‘Câncer Infantil’  e a prevenção do mesmo.

Temas

A prevenção do câncer, em especial o câncer Pediátrico, está entre algumas das metas do Lions Internacional, assim como a conscientização sobre o diabetes; cuidados com o meio ambiente; o combate à fome; cuidados com a acuidade visual; entre outras formas de atendimento à comunidade. “O Lions Internacional se preocupa, em especial, pela grande incidência do Câncer Infantil no mundo. Talvez em nossa região não temos tantos casos, mas é um dever e uma obrigação nossa alertarmos as pessoas e orientarmos quanto à prevenção, que neste caso irá abordar também a prevenção dos cânceres de Mama e de Próstata”, comenta a presidente do Lions Berço da Fiação, Vera Bina da Silveira.

“Esperamos os beneficiários do plano e a comunidade em geral para marcar presença neste evento, que irá abordar temas tão relevantes, principalmente quando falamos nas principais causas de adoecimento e as oportunidades de tratamento através da detecção precoce. E a Unimed Brusque não poderia deixar de ser parceira nesse evento, já que possui atividades consolidadas de prevenção, através do setor Viver Bem, disponível para todos os beneficiários da Cooperativa, assim como o investimento nos melhores tratamentos contra o câncer na Clínica de Oncologia, sendo  a única neste seguimento em nossa cidade”, completa a coordenadora Serviços de Saúde da Unimed Brusque, Amanda S. B. de Carvalho.

O evento é gratuito e acontece na sede social da Unimed Brusque (Rua Guilherme Wegner, 935, bairro São Luiz). Mais informações: (47) 99918-6988 ou 99944-6559.

Os palestrantes

Dr. Rodrigo Kraft Rovere é formado em medicina pela Universidade Federal de Pelotas, com especialização em medicina interna pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Oncologia Clinica pelo Hospital São Lucas da PUC- RS. Tem fellowship em pesquisa e clínica pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, no Instituto Jules Bordet; fellowship em pesquisa e clínica pela Universidade de Parma, na Itália; e fellowship em pesquisa translacional pelo Instituto Gustave Roussy em Paris, na França. Foi vencedor do prêmio da Sociedade Européia de Oncologia em 2012; coordenador da residência em Oncologia Clínica do HSA em Blumenau e membro ativo da Sociedade Européia de Oncologia. É autor de mais de 40 artigos internacionais em oncologia.

Dra. Marcela de Moraes Barros e Sousa é médica formada pela FURB, Blumenau.  Atuou em pediatria no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis; e em Hematologia e Oncologia pediátrica pelo Hospital de Clínicas na UFPR, de Curitiba. É médica pediatra e hemato-oncologista pediatra do Hospital Santo Antônio e Hospital Santa Catarina, em Blumenau.

Sobre os tipos de câncer

 De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o Câncer Infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).

Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil em 2017.

Da mesma forma, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do Câncer de Pele Não-Melanoma) no país. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Já o Câncer de Mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de Pele Não- Melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O Câncer de Mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Curiosidades

O Lions Clube de Brusque Berço da Fiação, pertencente ao LD-5, Região 3 e Divisão E, foi fundado em 27 de novembro de 1972. Ao longo dos anos, o Clube, vem trabalhando em prol da comunidade brusquense na busca de melhores condições de infraestrutura; telecomunicações, saúde, segurança e meio ambiente. O Lions Clube de Brusque – Berço da Fiação existe há 45 anos na cidade e tem como padrinho o Lions Clube Centro. Ambos fazem parte do Lions Clube Internacional, que atua em mais de 247 países e possui mais de um milhão de voluntários.

 

Fonte:

Deixe seu comentário