Portal da Cidade Brusque

Unimed Brusque realiza 3ª Semana da Diversidade

Evento foi voltado a colaboradores e à comunidade e contou com uma palestra sobre o tema

Publicado em 22/09/2017 às 00:43

Foto: divulgação

O que você entende por diversidade? Você saiba que a diversidade está relacionada a questões que vão desde as diferenças de etnia, religiosas, sexuais, de gênero, idade, culturas, entre outras? E como você lida com a diversidade e as diferenças do outro, em seu dia a dia? Essas e dezenas de outras reflexões fizeram parte da 3ª Semana da Diversidade, realizada pela Unimed Brusque, de 18 a 20 de setembro.

O evento, realizado há três anos pela Cooperativa, tem como objetivo trabalhar com essa e demais temáticas de conscientização, tanto internamente, entre os seus colaboradores, como também com a comunidade de modo geral.  “Esta semana veio para reforçar o quanto queremos respeito, independente se somos iguais ou diferentes, tanto no ambiente de trabalho, como fora daqui. Para trabalharmos e para vivermos temos que ter respeito, e para que ele aconteça é necessário termos conhecimento, e essa foi a proposta”, comenta a coordenadora Administrativa da Unimed Brusque, Inajara Costa Hochsprung.

Programação

Ao longo da semana, foram realizadas quatro oficinas entre os colaboradores da Unimed Brusque. Duas delas abordaram a questão das gerações: como conviver com colaboradores mais jovens e com os de mais idade. Já a terceira oficia trouxe a questão do preconceito, de modo geral: de etnia, cultura, religião, entre outros. A última oficina apresentou como temática ‘O mundo da boneca e do carrinho’, com uma reflexão referente à forma como as crianças são educadas e criadas e como isso pode impactar no futuro. “Todos nós nascemos sem preconceito. E é a sociedade, a cultura, a educação em que a criança é inserida que instiga o preconceito nelas, em suas mais variadas formas”, completou Inajara.

A ação foi realizada em parceria pelas áreas de Sustentabilidade e de Gestão de Pessoas da Cooperativa.

Reflexão

O ponto alto da Semana, entretanto, foi a palestra "Valorização de Diversidade: O que queremos para nós e para as futuras gerações?", ministrada pela especialista Jorgete Leite Lemos, e que trouxe reflexões sobre os valores que conduzem à inclusão de pessoas, a importância do respeito, da imparcialidade e credibilidade praticados no ambiente de trabalho e também fora dele.

Na abertura da palestra, o superintendente da Unimed Brusque, Dr. Eduardo Ballester, ressaltou a importância do encontro, bem como as discussões propostas que cada vez mais são necessárias, em especial pelos casos que têm sido divulgados na mídia sobre preconceito, xenofobia e intolerância. “A Cooperativa cada vez mais tem discutido essa questão, inicialmente com a inclusão de colaboradores com deficiência física no quadro de funcionários. Mas a diversidade é um assunto muito mais amplo que isso. Por isso é necessário cada vez mais discutirmos isso também no ambiente do trabalho, para cada vez mais instigar o respeito mútuo”, declarou.

Ao longo de sua apresentação, a especialista, consultora em Gestão de Pessoas, e diretora de Diversidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH Brasil, falou da importância das empresas oferecerem oportunidades para que seus colaboradores e a comunidade entendam a diversidade, através de informações preventivas. “Como empresa de saúde, a Unimed está sendo uma das pioneiras na região a abraçar a questão da diversidade, a discutir esse assunto, pouco divulgado. Por terem pouco conhecimento, as pessoas não veem a diversidade e têm a visão de que isso seja um tabu. E tudo o que é tabu incomoda. Este é um tema que a área de RH reconhece como prioridade e estamos vendo muitas questões de intolerância, cada vez mais, por conta da falta de conhecimento. Mas é possível sim mudar esse cenário”, ressalta.

Segundo Jorgete, as mudanças em relação à diversidade e a igualdade até irão ocorrer, entretanto a longo prazo: o tempo estimado para a igualdade de gênero no mercado de trabalho ainda é de mais 80 anos, e a questão racial, 150 anos. “São mudanças que não serão vividas por nós, e sim pelas próximas duas ou três gerações, mas elas precisam começar. Será uma transição, que permite que as pessoas se reorganizem para uma auto-reflexão, para que reconheçam como e em que mudar. Não é algo rápido. Cada pessoa tem um tempo de mudança, por isso é um processo que levará anos, para que cada um reconheça que quer mudar, como vai mudar e quanto tempo precisa para mudar. São tantas as diferenças que fazem com que precisamos esperar muitos anos ainda”, destacou Jorgete.

A partir de agora, as expectativas da Unimed Brusque são de que no próximo ano, novamente seja realizada mais uma edição da Semana da Diversidade, com temas e reflexões tão importantes para os colaboradores e também para a comunidade como um todo.

 “Quando falamos de diversidade, ela envolve muitos aspectos, por isso é muito importante refletirmos para termos colaboradores que trabalhem realmente em equipe. Tivemos a participação dos nossos colaboradores, de empresas que são clientes Unimed, alunos, moradores de Brusque, enfim, e estamos muito felizes em promover essa reflexão já que este é um tema que precisa ser discutido”, completou a assistente social e coordenadora do setor de Responsabilidade Social da Unimed, Camile Rebeca Bruns.

Fonte:

Deixe seu comentário