Portal da Cidade Brusque

Vereador cobra soluções para a problemática do transporte universitário

Parlamentar também discorreu sobre a poluição atmosférica e a contaminação do rio por empresas locais

Publicado em 23/11/2017 às 05:49

Foto: divulgação

Em pronunciamento nesta terça feira (21), o vereador Marcos Deichmann (Patriota) falou sobre reivindicações que recebeu da comunidade do bairro São Pedro, principalmente da Rua São Leopoldo: “Tem uma empresa que solta fumaça das chaminés sem qualquer escrúpulo. Estão ocorrendo vários problemas de saúde, principalmente respiratórios, a maioria deles em crianças e idosos. Isso também vem tirando a tranquilidade dos lares. Imagina você não ficar confortável nem dentro da própria casa”, criticou o parlamentar, que solicitou providências à Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).  

Em aparte, Cleiton Luiz Bittelbrunn (PRP) contou que esteve na Fundema acompanhado de moradores daquela localidade na tentativa de solucionar a questão: “Tivemos uma reunião com o superintendente Cristiano Olinger, que se comprometeu a fazer uma fiscalização mais profunda junto do órgão estadual, a Fatma, na semana que vem”. 

Na sequência, Deichmann discorreu sobre a contaminação de córregos e do rio por tinturarias de Brusque e exibiu no telão do plenário imagens flagrantes de descaso ambiental. O parlamentar defendeu que esse tipo de prática seja coibida e cobrou por ações fiscalizatórias.

“Não adianta cobrar do poder público e a própria população não ter consciência dos danos que causa. Eles causam danos a si próprios. Deveria haver uma conscientização desses empresários, que quando não tem ninguém vendo, principalmente aos finais de semana, à noite e em dias de chuva, soltam produtos químicos e tintas dentro dos nossos córregos e do rio”. 

Em aparte, Claudemir Duarte, o Tuta (PT), lembrou que os munícipes, na condição de contribuintes, pagam ao governo pela fiscalização das situações em pauta. 

Transporte universitário

Deichmann também falou sobre a superlotação dos ônibus que transportam estudantes de Brusque a outros municípios. Ele exibiu fotografias feitas por um usuário, nas quais aparecem pessoas de pé no interior de um veículo. O vereador frisou que algumas linhas foram eliminadas e questionou a medida.

Em aparte, Rafael Vargas (SD) relatou ter sido procurado por um ex-aluno sobre a mesma problemática: “Ontem [20], procurei o responsável pelo transporte universitário e hoje [21] nos reunimos com um grupo de alunos. Uma das linhas que havia sido excluída já voltou a funcionar”.

 

Ao finalizar, Deichmann disse que a reativação de uma única linha não resolverá o problema: “Em outros governos, a mesma situação também ocorria, mas não podemos mais ficar sem transporte para melhorar. Isso não pode mais acontecer”. 

Fonte:

Deixe seu comentário