Portal da Cidade Brusque

Vice-presidência regional da FIESC sedia Seminário de Boas Práticas em Gestão Escolar

Evento foi organizado pela Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação, durante a manhã desta terça-feira (22)

Publicado em 22/08/2017 às 02:07

Foto: divulgação

Compartilhar cases de sucesso, trocar experiências e fazer com que as boas condutas cada vez mais se disseminem nos ambientes educacionais foram alguns dos objetivos do Seminário Boas Práticas em Gestão Escolar, realizado na manhã desta terça-feira, 22 de agosto, no auditório do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB).

O evento, realizado pela Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação, foi presidido pelo vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer, e contou com a presença de diretores e alunos da rede pública de ensino de cidades da região, do secretário municipal de Educação de Brusque, José Zancanaro, da secretária municipal de Educação de Guabiruba, Edna Maria da Silva Jasper, da gerente regional de Educação, Sônia Maffezzolli, além de representantes de entidades ligadas à FIESC.

“A socialização dessas práticas pedagógicas contribuem muito para o trabalho efetivo dentro das unidades escolares. Agradecemos muito o convite, pois, foi um dia muito produtivo, onde pudemos perceber as dificuldades e os avanços de cada unidade escolar”, ressalta a diretora do colégio Francisco Mazzola, Sandra Regina Pinot Costa, uma das participantes do seminário. Para ela, ficou claro o papel dos educadores diante do plano de gestão escolar que precisa ser realizado todos os anos nos educandários. 

Além de Sandra, estiveram presentes representantes do colégio municipal Osvaldo Ludovico Fuckner (Guabiruba) e, também, das escolas estaduais Manoel Vicente Gomes (Major Gercino), Monsenhor Gregório Locks (Brusque), Minervina Laus (Canelinha) e João Boos (Guabiruba). Durante o seminário, os participantes assistiram a apresentação de cinco cases que, atuando em diversas frentes como, por exemplo, a preservação do meio ambiente e o ensino de línguas, contribuem para o desenvolvimento de novas habilidades nos alunos.

O vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer, agradeceu o presidente da federação, Dr. Glauco José Corte, por trabalhar, de maneira incansável, no fomento ao ensino, através do Movimento Santa Catarina Pela Educação. Para ele, as indústrias do Estado têm muito a contribuir para melhorar a qualidade e os índices educacionais em SC. “Assim como uma empresa, uma escola precisa de boa gestão para ter resultados satisfatórios. Antigamente a boa gestão era medida apenas através do eixo pedagógico. Hoje são, no mínimo, seis eixos: pedagógico, contábil, de pessoas, da informação, da infraestrutura e territorial. Novos tempos que exigem novas posturas em que a qualidade da gestão passa a ser determinante”, enfatiza.

Presente no evento, a gerente regional de Educação, Sônia Maffezzolli, ressalta que eventos como o Seminário de Boas Práticas na Gestão Escolar contribuem para o fomento da democratização do ensino, proporcionando acesso ao conhecimento por parte de todas as pessoas. “Muitos dos que estiveram aqui presentes buscaram nestas apresentações algo que possa se encaixar na sua realidade. Essa troca de conhecimento e de humanização, esse apoio, é muito gratificante”, conclui.

Durante o seminário, ocorreu, também, o lançamento do livro Gestão Democrática da Educação: da base legal à prática na escola. A publicação foi elaborada pelo Movimento Santa Catarina pela Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED). O evento serviu, ademais, de divulgação do Prêmio Gestão Escolar 2017, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

 

Fonte:

Deixe seu comentário