Portal da Cidade Brusque

Conscientização

Volta às aulas na Transitolândia em Brusque

O projeto é uma parceria entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda de Trânsito, a Prefeitura Municipal de Brusque e o empresariado local

Publicado em 03/04/2019 às 08:27

(Foto: 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque)

O 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recebeu na última terça-feira (2) a primeira turma do ano para as atividades do Projeto Transitolândia. O projeto é uma parceria entre a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda de Trânsito, a Prefeitura Municipal de Brusque e o empresariado local.

Primeiro, as crianças do 4º ano, da Escola de Educação Básica João Hassmann, tiveram uma palestra com uma abordagem teórica sobre o trânsito, discutindo as formas e comportamentos adequados para o pedestre e motorista. Ensinamentos sobre como se deve atravessar a rua, respeito aos pedestres, a importância do cinto de segurança, dentre outras dicas, fazem com que as crianças aprendam relevantes lições que contribuem para preservar suas vidas, tanto na condição de pedestres, como quando passageiros orientando seus pais sobre bons hábitos no trânsito. Após a palestra as crianças realizam um lanche nas dependências do quartel.

Completada a parte teórica do projeto, as crianças deslocaram para o Centro Vivencial de Trânsito, o qual consiste num espaço dentro do quartel que simula as ruas de uma cidade, com toda sinalização incluindo semáforos e até travessias elevadas e ciclofaixas. Esta é a parte mais esperada pelas crianças, pois é neste momento que os alunos colocam em prática o que aprenderam na palestra. Enquanto uma parte da turma dirige carrinhos a pedal semelhantes a automóveis de verdade, os demais alunos caminham pelas calçadas, comportando-se como pedestres.

No final da visita, todos os estudantes receberam um material didático (kit), com material para continuar aprendendo sobre o trânsito e um certificado de participação das atividades.

Fonte:

Deixe seu comentário