Portal da Cidade Brusque

SÉRIE C 2020

Após quatro anos, Brusque reencontra São Bento, algoz na Série D 2016

No último confronto entre as equipes, paulistas levaram a melhor

Publicado em 10/08/2020 às 22:13
Atualizado em

(Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Na próxima quinta-feira (13), às 20h, Brusque e São Bento voltam a se enfrentar após mais de quatro anos. O último confronto entre as duas equipes ocorreu na Série D de 2016, quando mediram forças pela segunda fase da competição. Na ocasião, os paulistas levaram a melhor. No primeiro jogo, empate em 0 a 0 no Augusto Bauer e na volta, em Sorocaba (SP), o “Bentão” levou a melhor, derrotando o Quadricolor por 1 a 0.

Lances polêmicos na ida

O Brusque retornava às competições nacionais depois de um hiato de quase cinco anos. Com uma campanha irregular na primeira fase, os comandados de Mauro Ovelha garantiram a classificação para a etapa seguinte apenas na última rodada, quando golearam o Madureira por 4 a 0 no Augusto Bauer. O Bruscão teria então o São Bento pela frente.

A primeira partida ocorreu na manhã de 24 de julho e foi marcada por lances polêmicos. O Brusque foi superior, colocou duas bolas na trave, mas quem roubou a cena foi o árbitro que anulou um gol de Rafael Xavier, marcando impedimento e não assinalou um pênalti a favor do Bruscão no final da partida. No outro lado, a equipe paulista contava com o atacante Wilson Junior, que mais tarde viria a vestir a camisa quadricolor.


Pênalti não marcado a favor do Brusque no jogo da ida. Foto: Reprodução

São Bento se impõe em seus domínios
Na partida da volta, no estádio Walter Ribeiro, palco da partida de quinta, os paulistas superaram o Brusque por 1 a 0, com gol do atacante Magrão, aos 25 do segundo tempo. O São Bento foi superior, mas o Brusque teve a chance da classificação nos minutos finais, quando o goleiro Zé Carlos (hoje capitão da equipe), cruzou na área, mas o atacante Zulu não aproveitou a oportunidade. O Bentão avançou de fase e parou apenas na semifinal, quando foi superado pelo CSA (AL), o que não impediu o acesso da equipe para a Série C e posteriormente para a Série B.

Entre os atletas do elenco atual do Brusque naqueles confrontos estavam o goleiro Zé Carlos, os zagueiros Ianson, Cleyton e Neguete, o volante Ruan, o meia Eliomar e o atacante Baianinho.

"Faltou experiência", diz Cleyton

No clube desde 2012, Cleyton crê que naquele momento faltou um pouco mais de experiência para o plantel, que também tinha poucas peças de reposição. Ele lamenta as oportunidades perdidas no jogo da ida, quando o Quadricolor poderia ter construído uma vantagem. “Em Brusque merecíamos um resultado melhor, jogamos melhor e tivemos muitas chances de gol. Já no estádio deles, tivemos falta de sorte. Logo depois que tomamos o gol, tivemos a chance do empate com o Zulu de cabeça, mas ele não alcançou a bola”, relembra.


Foto: Lucas Gabriel Cardoso

O xerife do Brusque, entretanto, acredita que neste ano o Brusque está mais preparado para o duelo. “Temos mais elenco do que naquele ano e grandes chances de fazer um bom resultado. O estádio é bom, tem um bom gramado, que favorece nosso estilo de jogo”, analisa.

Brusque tinha condição de subir?

Setorista do clube pela Rádio Cidade naquela oportunidade, o jornalista Alain Rezini sustenta que aquele elenco era o que mais tinha condições de conseguir o acesso com exceção do plantel do ano passado. “O Brusque de 2016 tinha um estilo de jogo bem claro, com uma espinha dorsal de elenco bem montada. Não sei se subiria, mas pra mim aquele Brusque chegaria à disputa do acesso se tivesse eliminado o São Bento”, aposta.


Ianson disputou a partida de ida, no Augusto Bauer. Foto: Jesus Vicente / EC São Bento

Rezini recorda que os dois jogos foram marcados pelo equilíbrio, no que ele classifica como um duelo entre “dois reais candidatos ao acesso”. Para ele, o que fez a diferença na classificação paulista foi o segundo tempo da partida da volta, quando o São Bento passou a atacar o Brusque com maior agressividade. Para o confronto de 2020, ele prevê novamente um confronto equilibrado. “Apesar das equipes viverem momentos diferentes, é uma partida entre bons times. Lógico que a fase do Brusque é melhor, mas é um jogo fora de casa, contra um time que precisa mostrar reação para o seu torcedor. Acredito na vitória, mas a Série C é um desafio enorme, todo jogo é muito perigoso e qualquer distração pode causar uma derrota ou um tropeço indesejado”, projeta.

Bambam no caminho do Bruscão

Além do reencontro com o adversário e o palco da partida da Série D de 2016, o Brusque também enfrentará o atacante Bambam, um dos principais destaques na conquista do pentacampeonato Copa Santa Catarina do ano passado. Ele é a principal referência no comando de ataque do Bentão e pode levar perigo à defesa quadricolor durante a partida. 


Bambam é a esperança de gols do São Bento. Foto: Fábio Rogério

por Celio Bruns Jr

Fonte:

Deixe seu comentário