Portal da Cidade Brusque

RECOMEÇO

Barateiro se reconstrói para voltar a ser protagonista no futsal feminino

Após dominar década passada no esporte, equipe aposta em categorias de base para retornar ao topo

Publicado em 24/01/2020 às 00:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Dezenas de troféus, campanhas de destaque e atletas de alto nível no plantel. Essa foi a rotina do Barateiro Futsal/Havan na maior parte da década passada. A equipe brusquense conquistou praticamente tudo que disputou e elevou por anos o nome da cidade ao plano internacional.

Porém, em 2017 a fonte de investimentos secou e a equipe referência no futsal feminino brasileiro foi desmanchada. Como consequência, a saída de atletas de destaque como Amandinha, a melhor jogadora do mundo e a não participação nos habituais campeonatos onde o Barateiro outrora foi protagonista.

A coordenadora da equipe, Caroline Bezerra defende que apesar do momento difícil vivido, o Barateiro Futsal nunca acabou de fato. “A equipe nunca teve um término. Houve uma queda nos patrocínios, por esse motivo desmanchamos a equipe principal e optamos por ficar somente com as categorias de base e escolinhas”, afirma.

Bezerra conta que através de alguns parceiros, o time conseguiu manter-se em competições de base. Ela diz que o período pós glórias foi de muito aprendizado para o Barateiro. “Apesar da perda da equipe multicampeã, esses três anos serviram de muito aprendizado, onde aprendemos a ser resilientes. Mesmo assim, conseguimos resultamos importantes como fomentar a modalidade na cidade através das escolinhas, nos manter entre os quatro melhores do estado e no ano passado veio o primeiro fruto: o tetra campeonato dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina”, aponta.

Retomada

O quarto ano da reconstrução do time principal do Barateiro Futsal/Havan após o fim da super equipe prevê a disputa das disputas do Estadual Adulto, Jogos Universitários (representando a UNIFEBE), Copa do Brasil, Estadual Sub- 20, Taça Brasil Sub-20 (competição prevista para junho, em Brusque), além dos Jogos Abertos. A temporada inicia oficialmente no dia 10 de fevereiro. Enquanto isso, a equipe passa por um processo de planejamento, ajustes internos e programação de treinos.

A coordenadora da equipe acredita que a equipe possa reviver as glórias do passado num futuro próximo. “Sabemos que não é um processo fácil, mas com trabalho sério, dedicação e organização acredito conseguimos fazer frente com grandes equipes”, se anima. Ela diz que o retorno de atletas como Amandinha não está descartado futuramente. “As portas estarão sempre abertas”, avisa.

Aposta na base

Para 2020, o Barateiro Futsal/Havan mantém o investimento nas categorias de base. “Pretendemos montar um Sub-15 forte integrando também atletas da cidade que a gente sabe que tem pois algumas se destacaram na iniciação ano passado. Como falei, já temos alguns nomes fechados mas vamos realizar a seletiva para dar oportunidade a todas e assim integrar a equipe”, revela.

Nas redes sociais, a equipe divulgou a abertura do processo seletivo para reforçar as categorias de base. A peneira ocorre na Arena Brusque, no dia 1º de fevereiro, a partir das 9h. Podem participar meninas nascidas entre 2004 e 2006. Segundo a publicação, as participantes deverão estar no local com traje adequado para a prática da modalidade portando documento de identidade e acompanhadas por um responsável.


Fonte:

Deixe seu comentário