Portal da Cidade Brusque

iniciativa

Brusquense utiliza redes sociais para incentivar prática de esportes

Marcelinho Zimmermann é exemplo quando se trata em iniciativas que transformam o mundo em um lugar mais fraterno

Publicado em 13/05/2020 às 03:57
Atualizado em

(Foto: Instagram/Reprodução)

Já imaginou ter o poder de alguma maneira mudar a sociedade para melhor? Esta possibilidade existe e diversas pessoas, da sua forma e condições, buscam investir a cada dia em uma comunidade mais justa e honesta, que visa o bem ao próximo.

O Marcelinho Zimmermann, ou melhor, o “Overdose” já faz isso há alguns anos. Talvez você já conheça ele, ou já tenha visto sua marca oficial colada na parte traseira de algum veículo.

Ele é uma dessas pessoas que vem espalhando o bem e a energia positiva por onde passa, sempre se preocupando com o próximo e visando ajudar as pessoas que estão ao seu redor.


Selo oficial da overdose de endorfina. Foto: Instagram/Reprodução

Mas, afinal, o que o Marcelinho faz? Ele utiliza as redes sociais para incentivar a prática de esportes.

Antes de qualquer coisa precisamos entender essa história.

O brusquense de 41 anos, que hoje mora na praia Brava, em Itajaí, sempre foi envolvido e apaixonado pela prática de esportes. Ele corre, surfa, anda de bicicleta e pratica exercícios físicos frequentemente.

Sempre no dia 31 de dezembro, Marcelinho sobe em algum morro para ter contato com a natureza e agradecer todo aprendizado, provações, desafios e alegrias no ano que passou.

Em grande parte de sua vida esteve envolvido na prática de atividades físicas, mas não de uma forma tão intensa como hoje. No dia 31 de dezembro de 2016, quando estava no morro do Careca, em Itajaí, para agradecer o ano que passou, com intuito de auxiliar ainda mais o próximo e levar essa ideia para a comunidade, ele passou a utilizar uma ferramenta muito conhecida por todos: o Instagram.

Até então seu nome de usuário no instagram era @marcelinhoz, que foi alterado para @overdosedeendorfina.

Normalmente a palavra “overdose”, que se refere ao ato de “passar da dose”, é relacionado a algo ruim. Porém, Marcelinho sentiu que deveria transformar este termo um tanto quanto inadequado em algo bom. Então, veio em mente a palavra “endorfina”, substância que é liberada através da prática de exercícios e melhora as sensações de humor, adrenalina e disposição.

Ou seja, “overdose de endorfina”, passar da dose de endorfina, viver bem por meio da práticas de atividades físicas.

Hoje seu instagram possui cerca de cinco mil simpatizantes com o projeto. Todos os dias o Overdose - como é conhecido hoje em dia - publica diversos stories e fotos mostrando seu dia a dia de treinos. Assim, incentivando outras pessoas a seguirem o mesmo rumo.


Marcelinho na praia. Foto: Instagram/Reprodução

Além do mais, diversas pessoas marcam o perfil do Overdose quando postam no Instagram que estão realizando alguma atividade física.

Esse projeto vem colhendo frutos e cerca de 250 pessoas já enviaram mensagem para Marcelinho Overdose afirmando que se sentiram despertadas pelo “canal” - termo que ele se refere do projeto no Instagram.

“O intuito disso tudo, desde quando nasceu Overdose, sempre foi despertar o maior número possível de pessoas para a prática de atividade física, pois sabemos que o esporte é capaz de acessar a melhor versão nessa passagem. A pessoa que pratica e sente o que nós sentimos se torna inabalável. Não existem termos para descrever no que a pessoa pode se tornar”, afirma.


Marcelinho surfando. Foto: Instagram/Reprodução

A marca

Marcelinho Overdose enfatiza que recebe todas as ideias no universo e tem uma conexão muito forte com tudo. Recebe a ideia, acredita, e vai “tocando o barco”, levando seus objetivos para frente. Tanto é que dentro de aproximados 60 dias, a marca Overdose Endorfina pode sair do papel.

Mas, esta não será uma marca qualquer, são produtos que irão beneficiar o consumidor, o fabricante e, ainda, um terceiro. Marcelo explica que todos os produtos da Overdose Endorfina que serão comercializados terão rendas destinadas a alguma ação social. Várias parcerias com diversos fabricantes serão feitas para angariar fundos para esse projeto.

“Eu sempre tive um desejo muito forte de ajudar as pessoas, tanto financeiramente quanto da forma que pudesse. Porém, eu nunca consegui financeiramente, mas sempre tive esse desejo. Eu acho que o universo, por sentir essa minha vontade acabou me colocando isso tudo dessa forma que estamos externalizando”, afirma.

Marcelinho ainda diz que após toda essa ideia ganhar corpo, no futuro, pretende ter os Institutos OE, que serão como centros de treinamento para crianças e idosos. Além do mais, não nega a possibilidade de expansão de suas ideias. “Outro sonho que tenho certeza que vamos realizar é a criação de um centro de treinamentos para receber dependentes químicos e moradores de rua”, revela.

“O esporte é capaz de curar qualquer coisa e eu falo isso com propriedade”, finaliza.


Praticando esportes. Foto: Instagram/Reprodução

Bordões

Marcelinho Overdose possui seus bordões particulares no Instagram, usando eles na maioria de seus stories e publicações, como: #quenuncalhesfalte; #golesdevida; #despertadordevidas; #pratiquem; #vamosendorfinaromundo; e diversos outros termos que utiliza.

Porém, o que poucos sabem, é que estes bordões do Overdose possuem significados e terão destinos próprios.

Cada tag surgiu de algo específico e tem um propósito. Por exemplo, a tag #overdosesdevida, nasceu quando ele estava dando banho em sua avó.

Além do mais, Marcelinho Overdose afirma que todo produto da marca Overdose Endorfina que for comercializado com a tag #overdosesdevida, terá parte do lucro destinado para alguma ação envolvendo idosos.


Marcelo Overdose nas escadas da praia. Foto: Instagram/Reprodução

Esta história serve para inspirar mais pessoas a incentivarem a praticar o bem de alguma forma.

Muitas vezes não precisamos de dinheiro ou grandes incentivos para mudar a sociedade para melhor. Todos temos capacidade para transformar o mundo e sempre pensando no bem do próximo.

Confira

Instagram: @overdosedeendorfina

Fonte:

Deixe seu comentário