Portal da Cidade Brusque

ESPORTES

Campeonato internacional de Jiu-Jitsu reúne 1.500 atletas em Brusque

South America Continental Pro acontece na Fip até este domingo (6)

Publicado em 05/06/2021 às 23:20

Neste fim de semana, Brusque se tornou palco de uma das competições mais esperadas pelos atletas de Jiu-Jitsu. O South America Continental Pro, sediado pela primeira vez na cidade, trouxe 1.500 lutadores de todas as faixas para a competição que acontece até o fim deste domingo (6).

A competição faz parte do Abu Dhabi Jiu-Jitsu Professional Tour (AJP), cujo evento principal acontece nos Emirados Árabes Unidos. Em Brusque, o South America Continental Pro está sendo sediado na Fip e segue até o fim deste domingo (6).

Na edição anterior, o evento foi sediado em Gramado, mas em busca de movimentar a cidade com o esporte, o proprietário da Fip, Newton Crespi, trouxe o evento para Brusque e pretende repetir a dose.


“O Jiu-Jitsu é um esporte brasileiro que acaba sendo mais valorizado lá fora do que aqui. Em uma conversa despretensiosa percebi que haveria a oportunidade de trazer o evento para cá. Trabalhamos com as limitações que a pandemia impõe e, por isso, limitamos o número de participantes. Mas para a próxima edição pretendemos colocar 5 mil atletas aqui”, conta.

O campeonato estava marcado para abril, porém, devido ao agravamento da pandemia, foi adiado. Foram disponibilizadas 1.500 inscrições e o acesso é restrito apenas para atletas, treinadores e imprensa.

Os visitantes da Fip podem acompanhar as lutas em tempo real nos telões espalhados pelo complexo. Inclusive, as lojas permanecem abertas neste domingo durante todo o dia.


Desde a faixa-azul juvenil até a faixa-preta, os melhores competidores do continente deram o seu máximo em busca de um lugar no pódio e um pedaço dos R$ 200 mil em prêmios oferecidos pela organização.

A atleta Gracieli, de 28 anos, treina há 9 anos e veio de São Paulo para competir. Para ela, que vive do Jiu-Jitsu, o retorno dos eventos é necessário para se manter preparada para conquistar boas colocações. “São campeonatos assim que motivam os atletas a se manterem focados na rotina de treinos e em busca de novas metas. Precisamos disso”, diz.


Além de competidores de todos os lugares do continente americano, o evento também teve participação de diversos brusquenses. Um deles é Rodrigo Barni, que treina na Zanon Fight Gym, e é atleta há 11 anos. Prestes a entrar no tatame, Rodrigo não escondia a empolgação de voltar às competições.

“Isso aqui vai além de uma competição. É uma confraternização muito importante para quem ama o Jiu-Jitsu. E dá suspiro e motivação para todos os atletas”, conta.

As chaves correram até a definição das finais, que são disputadas neste domingo. As lutas podem ser assistidas ao vivo no canal do Youtube da AJP ou pelo Instagram.

Os telões espalhados pela Fip também transmitem as lutas em tempo real.


Fonte:

Deixe seu comentário