Portal da Cidade Brusque

FUTEBOL

Catarinense 2020 retorna hoje; confira como estão os clubes participantes

Portal da Cidade Brusque preparou um pequeno guia para você ficar por dentro da volta do estadual

Publicado em 07/07/2020 às 22:51
Atualizado em

(Foto: Patrick Floriani/FFC)

Após quase quatro meses de espera, o Campeonato Catarinense, enfim, retornará. A partida entre Criciúma e Marcílio Dias, às 19h, no Heriberto Hulse, será a primeira disputada depois da parada pela pandemia de covid-19.

Confira abaixo como as equipes se prepararam e os reforços de cada time para a disputa:

Avaí – Atual campeão estadual, o Leão da Ilha retomou os treinamentos no início de maio, de forma virtual. Impossibilitado de treinar em Florianópolis por um decreto que vetava os treinos presenciais na capital, o clube optou por Palhoça para realizar a preparação. Com a Ressacada vetada por esse decreto, o Avaí ameaçou até não disputar o estadual se não pudesse mandar seus jogos no estádio. No final, a Prefeitura acabou cedendo e liberando o local.


Foto: Assessoria de Imprensa/Avaí FC

O Leão tem algumas novidades nesse retorno. O atacante Daniel Amorim, que estava fora dos gramados desde o ano passado, está liberado pelo Departamento Médico e foi inscrito na competição. Junto com ele, o jovem lateral direito Felipe Santos e o experiente volante Ralf, ex-Corinthians, são as caras novas do clube da capital rumo ao bi-campeonato. O Avaí também repatriou o meia Renato, que estava na Chapecoense, mas ele não poderá atuar no Catarinense por já ter disputado o certame pelo Verdão do Oeste. O lateral-esquerdo Igor Fernandes e os atacantes Kelvin e Gustavo Poffo deixaram o clube.

Brusque O Quadricolor foi o primeiro clube a retomar os treinos. Uma das sensações do futebol brasileiro no início do ano, o desafio do técnico Jersinho é manter o bom desempenho que credenciaram a equipe a terminar a primeira fase na segunda colocação.


Foto: Jefferson Alves/Brusque FC

O Bruscão contratou quatro reforços, mas só poderá usar três nesse retorno do Catarinense. Os liberados para atuar são o lateral-esquerdo Ronaell, ex-Remo (PA), e os atacantes Fabinho e Johnny, vindos de Nova Iguaçu (RJ) e Santo André (SP) respectivamente. O meia Eliomar, veio do Tubarão, e só poderá entrar em campo pela Série C, já que atuou no estadual pelo Peixe. A única baixa no elenco em relação ao início do ano é o lateral-esquerdo Zé Carlos, que não teve seu empréstimo com o Floresta (CE) renovado.

Chapecoense O Verdão do Oeste está invicto sob o comando do técnico Umberto Louzer. Ele substituiu Hemerson Maria, que teve um fraco desempenho no início do Catarinense e desde então não foi derrotado. A Chape voltou aos trabalhos no fim do mês passado.
  

Foto: Assessoria de Imprensa/Chapecoense

As novidades na lista de inscritos são o zagueiro Luiz Otávio, o volante Willian Oliveira, meia Denner Melz e atacante Régis. O atacante Ari Moura e o lateral-direito Marcos Vinícius deixaram o clube.

Concórdia – O Galo lutará com o Tubarão pela permanência na elite do Catarinense. Para isso, foram contratados o volante Cléber Sousa e os atacantes Everton e Rafael Furtado.


Foto: Ricardo Artifon/CAC

O atacante Moisés, destaque da equipe e que foi campeão da Copa Santa Catarina pelo Brusque no ano passado, foi negociado com a Ponte Preta, mas só irá para o clube paulista após o término da competição.

Criciúma O Tigre anunciou duas caras conhecidas do torcedor brusquense. O meia Jean Dias, que passou pelo Quadricolor entre 2017 e 2018, e o atacante Thiago Henrique, campeão da Série D, no ano passado. Além deles, o clube do sul do estado trouxe o zagueiro Maurício Barbosa. Outros dois reforços foram trazidos pelo time carvoeiro: o zagueiro Carlos Alexandre, do Tubarão, e o meia Jean Lucas, do Concórdia. Os dois tampouco poderão atuar por já terem disputado o Catarinão.


Foto: Celso da Luz/Criciúma EC
 
Deixaram o clube os zagueiros Claudevan Pirambu (irmão de Junior Pirambu), Fabão e Murilo, o meia Carlinhos e os atacantes Taylon, Daniel Cruz e Edinan. O Tigre retomou os treinamentos há três semanas.

Figueirense – A exemplo do Avaí, o Figueirense também sofreu com a indefinição de não poder jogar em Florianópolis. O alvinegro, inclusive, costurou um acordo com o Carlos Renaux para disputar o estadual no Augusto Bauer, mas com a liberação da Prefeitura, o Figueira poderá atuar no Orlando Scarpelli. Chegaram ao clube os atacantes Gabriel Lima e Keké. Saíram os atacantes João Diogo e Milla e o volante Kauê. O Figueirense voltou aos treinos no mês passado.
   


Foto: Patrick Floriani/Figueirense FC

Joinville – Adversário do Brusque, o Coelho trouxe três jogadores para a continuidade do estadual. O goleiro Dalberson, o lateral-esquerdo Mayk e meia Zezinho são as novidades na lista de inscritos do time do norte. Entretanto, a barca passou na Arena Joinville. Saíram o goleiro Ivan, os zagueiros Campestrini, Ramirez e Richard e os laterais Lucas Sena e Gustavo.

Foto: Yan Pedro/Joinville EC

O JEC tem a pior defesa da primeira fase, com 17 gols sofridos. O técnico Fabinho Santos quebra a cabeça para resolver o problema defensivo desde o mês passado, quando a equipe voltou a treinar.

Juventus – O Moleque Travesso já atingiu seu maior objetivo na temporada. A manutenção na elite do futebol catarinense e a vaga para a próxima Série D do Campeonato Brasileiro. Para dar um passo a mais e sonhar mais alto, o time de Jaraguá do Sul trouxe o volante Allan Christian, meia Jean Felipe e o atacante Gustavo Poffo, emprestado pelo Avaí.


Foto: Arthur Nétto/GE Juventus

Sem calendário nacional, o Juve sofreu com o final dos contratos do lateral Anderson Pico, do meia Marcos Vinicius e dos atacantes Lucas Gadelha, Juliano Levak e Tulio Renan, que deixaram o clube. Um dos trunfos da equipe é o lateral-esquerdo Luiz Henrique, campeão da Copa Santa Catarina no ano passado pelo Brusque. O técnico Jorginho trabalha com a equipe há um mês.

Marcílio Dias – Há poucos dias da “estreia”, o Marinheiro recebeu uma dura notícia: o técnico Moisés Egert testou positivo para o novo coronavírus e será desfalque nas duas partidas das quartas contra o Criciúma. O clube itajaiense será treinado pelo auxiliar Teco, que atuou no Brusque como meia entre 2005 e 2006.


Hélio Paraíba é a esperança de gols do Marinheiro. Foto: Bruno Golembiewski/CNMD

Desde o mês passado treinando, o time aposta alto no atacante Hélio Paraíba, outro que passou pelo Quadricolor recentemente, onde conquistou a Copa Santa Catarina de 2018. Ele é a novidade na lista do Marcílio ao lado do meia Alessandro Lucas. Abandonaram o convés do Marinheiro o goleiro Luís Carlos, o zagueiro Rodrigo Sam, o meia Mineiro e os atacantes Wilson Junior, Carlinhos e Felype Hebert.

Tubarão – Em grave crise financeira e administrativa, o Tubarão lutará contra a degola no estadual. Com um elenco jovem, com problemas de salário atrasado e grupo reduzido, a única novidade é o meia Ramires, promovido das categorias de base do Peixe. O time também foi o último a retomar os treinamentos, voltando aos trabalhos apenas ontem (7).

Foto: Leonardo Hübbe/CA Tubarão
O técnico Isaque Pereira, campeão da Série B pelo Metropolitano em 2018, será o responsável pela façanha de salvar o favorito a cair para a segundona. Ele substitui Pingo, que pediu demissão após os maus resultados na primeira fase. O goleiro Lee, os volantes Davi Lopes e Parrudo, o meia Eliomar e o atacante Gileard deixaram o clube.


Fonte:

Deixe seu comentário