Portal da Cidade Brusque

ESPORTE

Com emoção, Olaria bate Lageadense e é campeão no Amador de Guabiruba

Hegemonia do time continua pela terceira vez consecutiva. Confira passe a passe da partida.

Publicado em 03/12/2018 às 21:04

(Foto: Divulgação)

A hegemonia continua. Pela oitava vez (terceira consecutiva), o Olaria é campeão do Municipal de Futebol Amador de Guabiruba. A coroação do Tricolor da Guabiruba Sul foi no último domingo (2) ao vencer nos pênaltis o Lageadense após empate em 1 a 1 nos 90 minutos.

O Estádio Orlando Westarb, no bairro Guabiruba Sul, se vestiu de acordo com que a ocasião pedia. Centenas de pessoas trajadas com o vermelho, verde e branco do Olaria, time da casa. Cores também presentes nas camisas dos visitantes. Os dois times entraram em campo perfilados e cantaram o hino nacional. Após as formalidades, a final iniciou.

Havia muito mais em jogo do que um simples troféu. Enquanto o Olaria buscava manter sua soberania na cidade, o Lageadense desejava romper a sequência do rival, e tirar de dentro do peito o grito de campeão enclausurado nos dois últimos anos.

Esses anseios se refletiram desde o primeiro apito do árbitro. A partida começou agitada, com os dois times disputando cada bola como se fosse a última. Logo aos 14 minutos, os anfitriões tiraram o zero do placar. Após cruzamento na área, a defesa do Lageadense não conseguiu afastar e a bola sobrou para Willian estufar as redes do goleiro Royo.

A partir daí o time do Lageado Baixo se lançou ao ataque e passou dominar as ações, criando diversas oportunidades. O ímpeto da equipe foi premiado aos 44 minutos da primeira etapa. Deni, que minutos antes havia entrado no lugar do lesionado Luizinho, recebeu livre e com um chute rasteiro cruzado empatou a partida, trazendo o Lageadense novamente para a disputa.

Pressionado pelo rival, o Olaria voltou ao segundo tempo mais ligado e passou a criar chances claras de gol, obrigando o arqueiro Royo a realizar grandes defesas. O equilíbrio entre as equipes foi determinante para que a partida terminasse em 1 a 1, levando assim a decisão do título para as cobranças de pênalti.

Onze metros separavam a marca do pênalti da trave. Distância que também separava a bola do fundo das redes. A consagração ou a melancolia.  Autor do gol do Olaria, o capitão William abriu a série cobrando com categoria. Na sequência, o também capitão Eder Tormena mandou a bola por cima do arco defendido por Jelson.

Por ironia do destino, seu irmão Guto foi o próximo a cobrar. O ex-jogador do Brusque Futebol Clube ampliou a vantagem para o Tricolor. Júnior descontou para o Lageadense e Caíque voltou a dilatar a série para o Olaria.

Era mesmo o dia de Jelson. O camisa 1 do Olaria defendeu o pênalti de Jean e na sequência executou a cobrança que deu o oitavo título do clube em sua história.

“Dos quatorze anos que jogo no Olaria, cheguei em doze finais. A sensação é indescritível, a torcida está aí, é só festa. Eu estava precisando de um título assim, sendo decisivo”, disse o herói da conquista após a partida.

O camisa 10 da equipe, Godo Westarb valorizou a qualidade do adversário. “Foi um jogo sofrido, o time deles é muito bom, sabíamos que ia ser pegado. Mas temos confiança em cada jogador do nosso elenco. A união do grupo fez a diferença. Já estamos em busca de um novo título no ano que vem”, se entusiasmou.

A euforia do Olaria contrastava com a frustração do Lageadense. Sentimento explícito no rosto de Eder Tormena, que desperdiçou sua cobrança nas penalidades. “Sabemos da dificuldade de jogar com o Olaria aqui dentro. Foi um jogo bem disputado, porém perdemos nos pênaltis. Mais uma vez ficamos em segundo lugar, mas vamos partir pro próximo ano com o objetivo de ser campeões”, lamentou.

O presidente do clube, Brian Mannrich enxergou de forma positiva a participação da equipe no campeonato. “Terminamos o campeonato com sete partidas de invencibilidade e chegamos pelo terceiro ano seguido na final. Pegamos um clube abandonado e hoje nos consolidamos como o segundo time de Guabiruba”, relatou.

A secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Márcia Hochsprung Watanabe, comemorou o sucesso de mais uma edição do torneio. “Fechamos com chave de ouro, o campeonato é sempre bem esperado aqui na cidade, levando muitas famílias ao estádio. Aproveito pra convidar novas equipes que queiram surgir para o próximo campeonato”, destacou.

O troféu deste ano homenageou o clube 10 de Junho, que completou 40 anos em 2018. O vice-prefeito Valmir Zirke entregou a taça ao capitão do Olaria, Willian, que a ergueu para a alegria de toda equipe e torcida presentes no estádio. A partir daí o clima foi de festa no Orlando Westarb, os atletas campeões deram a volta olímpica com o caneco nos braços.

O Lageadense, segundo colocado, o Santo Antônio, terceiro, e o Cruzeiro, quarto, também foram premiados com troféus, além das tradicionais premiações ao artilheiro, revelação, destaque, goleiro menos vazado e equipe mais disciplinada da competição.

Fonte:

Deixe seu comentário