Portal da Cidade Brusque

Karlsruhe

Comitiva brusquense cumpre terceiro dia de agenda na Alemanha

Grupo participou na quarta-feira da Conferência sobre os ODSs, em Bad Schönborn

Publicado em 17/07/2019 às 04:12

A agenda de compromissos no Distrito de Karlsruhe continua. Nesta quarta-feira (17) os integrantes da comitiva brusquense participaram da Conferência em Bad Schönborn sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O grupo participou de fóruns sobre os temas: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Intercâmbio e Parceria. O primeiro tema contou com apresentação da arquiteta e urbanista de Guabiruba (SC), Débora Carolina S.B. Barroero, sobre mobilidade e projetos que o município pretende realizar em parceria com Karlsdorf-Neuthard. 

A apresentação sobre o tema 17 dos ODSs - Intercâmbio e Parcerias - ficou a cargo do superintendente da Fundema, Cristiano Olinger. “Tive o prazer de apresentar o projeto do clima entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe. Finalizando a explanação fomos separados em equipes para pensar em novos projetos”, conta. 

De acordo com Olinger foi muito rica a troca de experiências entre os participantes. “Brusque, Guabiruba e Pomerode (SC) apresentaram diversos projetos, que devemos encaminhar para cá em busca de apoio para execução, nas áreas de mobilidade, contenção de cheias e educação, entre outros. Enfim, foram vários os projetos elencados para continuarmos a parceria e também agregarmos aos ODSs”, ressalta.

O prefeito Jonas Paegle, a secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo e o secretário de Saúde Humberto Fornari participaram do fórum apresentado pelo superintendente da Fundema. “Foi um dia bastante produtivo. Saímos dessa conferência com muitos projetos e propostas para a nossa Brusque e região”, destaca Fornari.   

Paegle ainda participou de uma mesa-redonda com médicos alemães, onde foi discutido a respeito de atendimentos de saúde à terceira idade e sobre demência, problema da medicina mundial. “Esse evento foi muito rico, pois pude comparar o trabalho realizado no Brasil com as condutas médicas alemãs”, comenta. 


Conferência Brasil / Alemanha

No período da tarde, após o término das apresentações houve um agradecimento dos prefeitos pela receptividade e pela conferência realizada. 

Na sequência, Olinger da Fundema reforçou o convite para a Conferência Brasil / Alemanha dos ODS, que contará com apoio da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) para a Agência de Energia e Meio Ambiente, representada pela diretora Birgit Schwegle. O evento está previsto para março de 2020.  

“Todos ficaram muito felizes com o convite. O objetivo é que dessas conferências saiam projetos concretos, tanto para auxiliar o Brasil quanto a Alemanha, no que se refere aos ODSs”, destaca o superintendente. 


Compromissos 

 Amanhã (18), a delegação será dividida por área de interesse. Estão previstas visitas ao parlamento, a uma escola e hospital, entre outras atividades. Na sexta-feira (19), haverá evento sobre Mobilidade Urbana e reunião com o administrador distrital, dr. Christoph Schnaudigel, na sede da Administração Distrital. Neste dia, também haverá visitas em universidades. 

No sábado (20), o grupo conhecerá a festa de rua de Karlsdorf-Neuthard e o Mosteiro Medieval de Maulbronn (patrimônio mundial) e participa de um passeio ciclístico. Na segunda-feira haverá um almoço oficial de despedida e a comitiva embarca para o Brasil.

Fonte:

Deixe seu comentário