Portal da Cidade Brusque

Região

Decoração de Páscoa de Guabiruba tem novidades como atrativos

Entre eles está a Osterbaum, montada com galhos secos e duas mil casquinhas coloridas

Publicado em 16/03/2023 às 17:52

(Foto: Gabrieli Kohler)

A decoração de Páscoa de Guabiruba deste ano tem a praça Theodoro Debatin e a Osterbaum, como atrativos. Ela é uma árvore de tradição germânica que vem cada vez mais se popularizando em nossa região.

A Osterbaum é montada com um galho seco, que simboliza, na doutrina Cristã, a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida. O ovo simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota.

Na Osterbaum de Guabiruba foram utilizadas duas mil casquinhas coloridas, todas preparadas e amarradas à mão pela artesã guabirubense Samara Pitzer. Os galhos utilizados na árvore foram retirados já secos de uma árvore Mimosa Bimucronata (conhecida como Pé de Silva) do Parque Municipal, nativa da região e que floresce neste período.

Também, os coelhos que decoram as rótulas de Guabiruba foram desenhados e feitos pelo artista Djonata Ricardo Barcelos, conhecido como Pik, totalizando 39 coelhos nos trajetos entre os bairros.

“Por conta dos recursos limitados, a decisão de adquirir a maioria dos itens ao invés de alugar, dá possibilidade de reaproveitamentos para os anos seguintes, como foi realizado com as casquinhas de ovos do ano anterior ao serem recolocadas em torno da figueira, no centro da praça”, explica o assessor cultural Elivelton Reichert.


Fonte:

Deixe seu comentário