Portal da Cidade Brusque

Futsal Feminino

Driblando adversárias e adversidades, Tor Soccer busca títulos e mais espaço

Equipe de Guabiruba vence 2º Torneio de verão em Brusque; vitória dentro de quadra contrasta com dificuldades na busca por apoio financeiro

Publicado em 25/02/2019 às 22:09

Equipe foi campeã do 2º Torneio de Verão (Foto: Divulgação/Tor Soccer/Fube)

Com nove gols, Paloma Maciel foi a artilheira do torneio (Foto: Divulgação/Tor Soccer/Fube)

Comemoração após o fim da competição (Foto: Divulgação/Tor Soccer/Fube)

Participação da equipe no campeonato estadual de Futebol sete em 2018 (Foto: Divulgação/Tor Soccer/Fube)

O futebol, em suas variadas formas, é um esporte apaixonante e que atrai inúmeros admiradores e praticantes mundo afora. Em pleno século 21, onde o pleito por igualdade é uma constante em todos os setores da sociedade, o jogo da bola com os pés não poderia passar em branco e também abre espaço para pessoas das mais diferentes origens, grupos e gêneros.

O futebol feminino é uma realidade. Equipes de garotas corajosas conquistam cada vez mais espaço dentro dos campos, dentro das quadras e reafirmam o direito de praticar o esporte que tanto gostam.

Em Guabiruba, a equipe de futsal feminino do Tor Soccer/Fube é um exemplo. Há cerca de cinco anos se dedicando ao esporte da bola pesada, as jovens vêm a cada dia conquistando títulos dentro de quadra. O último foi o do 2º Torneio de Verão de futsal amador livre, realizado em Brusque entre os dias 4 e 20 de fevereiro.

Participaram da competição dez equipes das cidades de Brusque, Blumenau, Guabiruba, Gaspar, Indaial e Itajaí. Além da campanha vencedora do time guabirubense, a atleta Paloma Maciel foi a artilheira do torneio.

Se por um lado a conquista das meninas dentro de quadra mostra que a atividade esportiva é para todos, fora delas a cada dia é preciso “fintar” o adversário da falta de apoio ao futebol feminino para conseguir praticar o esporte.

 

 

Primeiro, falemos de futsal

As equipes participantes do torneio foram divididas em dois grupos com cinco times em cada chave. O Tor Soccer/Fube ficou na Chave B junto com Clube Atlético Itajaí (CAIFM), Real Gaspar (Gaspar), Associação Nova Geração Futsal (ANGF - Indaial) e MWFC (Brusque).

A equipe de Guabiruba começou o torneio de forma avassaladora, batendo a equipe do CAIFM por 5x1.

Nos dois jogos seguintes, no entanto, a vitória que parecia garantida escapou: em jogo contra o Nova Geração, o Tor Soccer vencia por 3x0, mas acabou cedendo o empate; depois, contra o MWFC, novamente a equipe ficou no empate, desta vez em 1x1, depois de sair a frente do placar.

A classificação veio depois que o time guabirubense venceu o Real Gaspar pelo placar de 5x0, ficando em segundo lugar ao final da fase de grupos.

 

Semifinal eletrizante

Na semifinal, as meninas de Guabiruba enfrentaram a Moréia/Panificadora Cínthia, de Itajaí. Em um grande jogo, a equipe acabou vencendo o time do litoral pelo placar de 4x3 e garantindo assim a vaga na finalíssima do torneio.

 

Final e título

Na grande final, o Tor Soccer/Fube encarou a equipe do Vottri Congelados Futsal, da cidade de Blumenau, vencendo a partida por 4x1 e faturando assim o título da competição. Com nove gols na competição, a atleta Paloma Maciel foi a artilheira do torneio.

Além das medalhas, a equipe guabirubense faturou o prêmio de R$ 800 reais pela primeira colocação no torneio.

A atleta Carolaine Tormena não pode participar do torneio por conta de uma lesão, mas acompanhou a trajetória das companheiras na competição e avaliou de maneira positiva a campanha da equipe de Guabiruba.

“Nossa participação foi muito boa, tivemos altos e baixos durante a competição. Enfrentamos grande equipes, e fizemos grandes jogos, jogamos com garra e vontade, visando toque de bola, acredito que isso foi primordial para nosso título”, afirmou.

 

 

Driblando as dificuldades

Se no âmbito esportivo a história da equipe do Tor Soccer/Fube é vitoriosa, fora a batalha para conseguir fazer aquilo que tanto gosta é frequente.

Mesmo com cerca de cinco anos com o projeto de futsal para meninas, dois títulos do Campeonato Municipal de Guabiruba da categoria e até a participação no campeonato estadual de Futebol Sete, a falta de apoio financeiro muitas ameaça a própria participação da equipe em competições.

Responsável por buscar as parcerias necessárias com empresas para tornar possível que o time guabirubense possa disputar competições, Carolaine ressalta que ainda hoje é muito complicado conseguir apoio para equipes femininas, principalmente em comparação com as masculinas.

“A busca para patrocínio no futebol feminino é mais complicada comparando com o masculino, estamos com o projeto de jogar muitos campeonatos importantes ao longo do ano, e estamos em busca de apoiadores para nosso time, pois os gastos são enormes, e queremos levar o nome de Guabiruba e do Tor Soccer”, salienta.

Carolaine revela que um dos motivos mais usados pelas empresas que negam apoio é o fato de não disporem de recursos.

“O argumento mais frequente é que já patrocina outras equipes, ou os recursos já esgotaram”, conta.

Apesar das dificuldades, a equipe vem driblando os obstáculos e buscando a cada dia o seu lugar ao sol. Contando com o apoio de algumas empresas, o objetivo é conseguir novos parceiros para poder ir mais longe dentro das quatro linhas.

“Temos algumas empresas que nos apoiam, e só tenho agradecer pelo incentivo, pois sem elas não existia teria time”, reforçou Carolaine.

Fonte:

Deixe seu comentário