Portal da Cidade Brusque

BRUSCÃO

Eliminado na Copa do Brasil, Brusque FC se prepara para o restante da temporada

Time tem o restante do Estadual, Série D e a Copa Santa Catarina pela frente

Publicado em 25/02/2019 às 23:27
Atualizado em

(Foto: Marcio Custodio/O Município)

O gol de André Luís aos 23 minutos do segundo tempo foi um balde de água fria para os jogadores e torcedores do Brusque. Isso porque o time catarinense vencia o Atlético-GO por 1 a 0 e dominava a partida do último dia 13, no Augusto Bauer. Um pequeno descuido acabou resultando no gol do adversário que conseguiu segurar o placar e a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.

Foi mais uma vez o fim do sonho do Brusque, que só passou da primeira fase na edição de 2017, quando foi eliminado pelo Corinthians na fase seguinte. Campeão Catarinense em 1992 pela primeira e única vez, o time do Vale estreou na Copa do Brasil na edição do ano seguinte, mas foi eliminado logo na estreia diante do União Bandeirante-PR. Depois, só voltou à competição em 2011, quando foi eliminado pelo mesmo Atlético-GO.

Estadual é a bola da vez
Sem a Copa do Brasil, o foco total neste primeiro trimestre está no Campeonato Catarinense. A meta é ficar entre os quatro primeiros colocados e garantir a vaga na semifinal da competição. Desde a conquista de 1992, o Brusque não conseguiu chegar às fases decisivas. Sua melhor colocação foi um terceiro lugar no Catarinense de 1998, quando chegou ao quadrangular semifinal.

Neste Estadual, o futebol catarinense está vendo um Brusque com muita vontade de vencer. Com a derrota na última rodada, o time do Vale continua na quinta colocação, mas agora a 4 pontos do Marcílio Dias, o quarto colocado e último da zona de classificação. Apesar da derrota, a campanha vem empolgando o torcedor. Mas para avançar de fase o clube vai ter que conquistar bons resultados nos próximos jogos para se manter no encalço dos primeiros colocados.

O Brusque tem 42% de aproveitamento, com duas vitórias, quatro empates e duas derrotas. O time do técnico Marcelo Caranhato tem como principal destaque a boa fase do atacante Hélio Paraíba, artilheiro do Estadual com seis gols marcados. Foi dele o gol do empate com o Atlético-GO na Copa do Brasil. Mesmo ainda sem proposta, o jogador não deve permanecer no clube até o fim da temporada. O destino pode ser um clube grande do futebol catarinense.

Com Hélio Paraíba, o ataque do Brusque é um dos pontos fortes da equipe. Até agora foram nove gols na temporada. O problema é que a defesa não vem colaborando em campo. O clube sofreu nove gols nos nove jogos disputados até aqui. Caranhato já afirmou que o setor defensivo vem apresentando problemas, mas confia nos jogadores da posição. O setor conta com o experiente Douglas Silva, que tem passagens pelo Figueirense e Avaí. O zagueiro é titular absoluto no esquema tático do treinador.

Série D e Copa Santa Catarina
Apenas participar da Série D do Brasileiro não é mais suficiente para o Brusque. O time do Vale do Itajaí quer chegar até as fases decisivas e, quem sabe, brigar pelo acesso à Série C de 2020. Como fazer isso? O clube precisa manter o bom trabalho feito neste início de temporada. Apesar dos problemas financeiros já apresentados pela diretoria do clube, o objetivo é superar dentro de campo, com um bom futebol, cada vez mais fidelizando o seu torcedor e trazendo mais receita para o Bruscão.

A Série D tem inicio marcado para o dia 5 de maio, mas ainda sem tabela confirmada. Além do Brusque, Joinville, Tubarão e Hercílio Luz representam Santa Catarina no torneio. A melhor colocação do Brusque foi um 20º lugar na edição de 2016, quando foi eliminado na segunda fase.

Vale lembrar que a Série D tem um formato diferente das outras divisões do futebol brasileiro. Disputada por 68 times, a quarta divisão do nacional é disputada em três fases iniciais até definirem os oito times classificados para as quartas de final. Os quatro vencedores dos confrontos fazem a semifinal e garantem automaticamente a vaga para a Série C de 2020. Hoje, o futebol catarinense não tem nenhum representante na terceira divisão do Brasileiro. O último participante foi o Joinville, rebaixado na edição 2018.

Além da Série B, o Brusque deve confirmar participação na Copa Santa Catarina 2019, que já está confirmada para começar no dia 1 de setembro. O Brusque é o atual campeão da competição que garante uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.

O Brusque é o maior campeão do torneio junto com o Joinville com quatro títulos. Além de 2018, o clube venceu em 1992, 2008 e 2010.

Fonte:

Deixe seu comentário