Portal da Cidade Brusque

Saúde

Empresas mobilizam funcionários para participar da Corrida do Bem Farma/Sesi

A oitava etapa da corrida acontece no dia 1º de setembro

Postado em 26/08/2019 às 08:46 |

(Foto: Divulgação)

Prevista para ser realizada em 1º de setembro, na cidade de Brusque, a oitava etapa da Corrida do Bem/FarmaSesi já é esperada com grande expectativa entre os corredores da cidade. Há também muita ansiedade para aqueles que gostam de participar da caminhada, que terá um trajeto de 5K. 

A mobilização nas empresas e indústrias para a corrida, também chama muito a atenção, que é um dos focos da iniciativa. Algumas delas apostam no projeto e aproveitam o período para tirar os funcionários do sedentarismo e promover qualidade de vida. Esse é o caso da Toalhas Appel. A empresa, situada no bairro Limoeiro, tem cerca de 200 funcionários. Quase metade deles participará da corrida em cerca de 10 dias. 

Conforme comenta o técnico de segurança de trabalho, Adilson Alves do Nascimento, essa é a quarta edição em que os funcionários participam e o número vem crescendo a todo momento.

“A cada corrida o número de inscritos aumenta. Quando vai chegando na época o pessoal já começa a perguntar e se interessar mais. Alguns já passam a cuidar mais da alimentação, outros começam a vir trabalhar de bicicleta. A gente sente um grande envolvimento com o evento”, destaca. 

Mobilização chega ao setor administrativo 

O crescimento de adeptos ano após ano também chegou ao setor administrativo da empresa, que a cada edição se mobiliza para a disputa da prova. “No começo existia aquela situação de o administrativo não se envolver tanto, mas, com o passar do tempo, eles começaram a ver a movimentação, repercussão, e se sentiram mais atraídos”, explica Nascimento. “Muitas pessoas que eram sedentárias hoje já estão participando. Alguns fazem preparação especial, academia. É uma corrida muito boa. Na primeira e na terceira houve chuva e mesmo assim o pessoal não desanimou”, destaca. 

Este ano, Nascimento chama a atenção para alguns fatos curiosos, entre eles a participação do casal Natália Estevão Nunes e Gilmar Nunes. Natália estava grávida na última prova e agora participará empurrando o carrinho do filho, Arthur. “Esse é só um exemplo do quanto a corrida do Sesi mobiliza a empresa. Temos casos de pessoas que começaram a correr e não pararam mais, como por exemplo o tecelão Fábio Custódio, e o casal Valdenir e Andreia Bezerra. Pessoas que pegaram o gosto pela corrida e hoje participam também de outras provas”, comenta. 

Estímulo que vem de “casa” 

A Appel tem um grupo específico para participar da corrida. A estimativa é de que este ano pelo menos 90 funcionários estejam envolvidos entre corrida e caminhada. A empresa auxilia todos os funcionários que desejam participar da prova com uniforme próprio e o pagamento de 50% das inscrições. 

O engajamento vem também em virtude de uma filosofia de vida de alguém que tem a corrida na veia. O triatleta Rafael Appel, diretor da Appel, é um entusiasta do esporte, razão pela qual hoje faz da empresa uma parceira do SESI. 

Segundo Nascimento, ele é o principal incentivador do grupo, dando respaldo e motivando para que os funcionários possam participar da prova. “Acreditamos que é uma forma diferente de unir a empresa, fazendo com que todos passem um domingo diferente, confraternizando. Isso é o mais importante para nós. Prezar pela qualidade de vida”, diz. 

Franciele Dubiella Novaes é uma das participantes assíduas da corrida. Esse ano, a funcionária do departamento financeiro, que também é corredora de Meia Maratona, não participará em razão de compromissos particulares, mas ressalta a importância e os diferenciais do evento. “O que gosto muito, em particular, da corrida do Sesi, é que muitas pessoas acabam recebendo medalhas, pois há premiação para diversas faixas-etárias e categorias. Isso é algo que estimula muito”, comenta. 

Ela ainda observa que hoje as pessoas veem a corrida de forma diferente e, por isso, é importante o apoio das empresas. “Você praticando esporte se sente bem e trabalha bem”, ressalta. "Correr é tanta coisa. É um turbilhão de emoções. Até a largada a gente fica tão ansiosa, mas vou resumir a corrida em uma palavra: liberdade”, finaliza. 

Sobre a prova 

A etapa de Brusque da Corrida do Bem/FarmaSESI ocorre em 1º de setembro, com saída pontualmente às 8h do Complexo Esportivo do Sesi. Disputada nos trajetos de 5 e 10 km, além da caminhada, a etapa de Brusque é a oitava de um total de 16 corridas do circuito. Na última, realizada em 4 de agosto, em Rio do Sul, mais de mil pessoas participaram. O projeto é considerado um dos principais circuitos de corridas do estado e tem como objetivo estimular a qualidade de vida e o bem estar da comunidade catarinense.  

Somente de 2016 a 2018, cerca de 45 mil pessoas já participaram das provas. Foram 59 entidades beneficiadas com R$ 314,8 mil investidos em 16 municípios, já que 20% dos valores arrecadados com inscrições são destinados a entidades socioassistênciais de Santa Catarina. Este ano, os participantes da etapa Brusque auxiliarão a Ação Social Arquidiocesana (ASA), e o Lar Menino Deus, que atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla em Brusque 

Inscrições 

As inscrições para a corrida já estão abertas e podem ser realizadas diretamente no site www.corridasdobem.com.br até 28 de agosto (clique aqui e veja os valores). Os grupos de assessorias podem fazer diretamente na secretaria do Sesi, na rodovia Antônio Heil. O mesmo ocorre para participantes individuais que eventualmente tenham alguma dificuldade para realizar a inscrição.

Fonte:

Deixe seu comentário