Portal da Cidade Brusque

CATARINENSE 2020

Há 10 anos, Bruscão venceu a Chape e reverteu desvantagem em apenas 12 minutos

Após fraco primeiro tempo, Brusque voltou avassalador para a segunda etapa e garantiu vaga na final do turno da Copa Santa Catarina

Publicado em 08/09/2020 às 04:58
Atualizado em

(Foto: Jandyr Nascimento )

Brusque e Chapecoense iniciam a disputa pelo título catarinense na noite desta quarta-feira (9), na Arena Condá, em Chapecó. Mas não é a primeira vez que as duas equipes estiveram em um confronto decisivo na história. Aliás, nas duas outras oportunidades que isso aconteceu, o Bruscão levou a melhor. A primeira, pelo Campeonato Catarinense de 1992, quando o Quadricolor segurou um empate em 3 a 3 em Chapecó e venceu por 2 a 0 em casa, garantindo o passaporte para a semifinal, e posteriormente vindo a conquistar o título.

Entretanto, o duelo mais marcante entre essas equipes ocorreu na Copa Santa Catarina de 2010. No confronto de ida pela semifinal do primeiro turno da competição, a Chapecoense se impôs dentro de casa e aplicou um sonoro 4 a 1 no Bruscão, que tinha uma missão difícil para o jogo da volta.

Contando com o gol marcado fora de casa, mas mesmo assim, precisando marcar três para avançar, o Brusque fez um primeiro tempo muito abaixo da média. A escassez de gols e de jogadas de perigo por parte do Brusque indicavam que a partida terminaria num 0 a 0 ou até em uma nova vitória da Chape, que desperdiçou as melhores chances. O segundo tempo, contudo, mostrou o porquê de o futebol ser tão apaixonante.

A equipe treinada por Joceli dos Santos subiu as escadas do túnel que liga o vestiário ao gramado em outra sintonia, não se parecendo em nada a equipe que tinha perdido em Chapecó e que fazia um fraco primeiro tempo. Avassalador, o Brusque marcou o primeiro aos 18, com Rafael Xavier. Aos 25, o mesmo Xavier fez o segundo. Cinco minutos depois, Valdo fez o tão desejado terceiro gol que garantiria a classificação para a decisão do turno, contra o Joinville. Ou seja, o Brusque conseguiu reverter uma série de três gols abaixo no placar em apenas 12 minutos, levando a torcida ao delírio no Augusto Bauer. Na final do turno, a equipe seria derrotada para o Joinville. Mesmo assim, o Bruscão garantiu a taça no segundo turno e conquistou o tri-campeonato da Copinha ao bater o mesmo JEC na decisão, garantindo o retorno à Copa do Brasil após 18 anos. 

Desde então, as equipes voltaram a se enfrentar 16 vezes e o Verdão do Oeste levou a melhor em 11 ocasiões, com outros três empates e apenas dois triunfos para o Brusque.

Ficha Técnica

27/05/2010

BRUSQUE (3)

João Ricardo; João Neto, Rogélio, Luís Henrique e Valmir (Tom); Carlos Alberto, Pereira, Paulinho (Lourival) e Diogo Oliveira; Valdo e Rafael Xavier;

Técnico: Joceli dos Santos

CHAPECOENSE (0)

Nivaldo; Eduardo Erê, Pereira, Groli e Silvio Bido; Vagner Rosa (Waldir), Serginho e Neném (Xaro); Rogério (Bronzati), Waldison e Neilson.

Técnico: Guilherme Macuglia

Gols: Rafael Xavier (B), aos 18 e aos 25 minutos do segundo tempo, Valdo (B), aos 30 minutos da etapa final.

Cartões Amarelos: João Neto, Rogélio, Rafael Xaxier, Pereira e Luís Henrique (B); Rogério, Waldison e Serginho(C).

Arbitragem: Paulo Henrique de Godoy Bezerra, auxiliado por Carlos Berkembrock e Ângelo Rudimar Bechi.

Local: Estádio Augusto Bauer, em Brusque


Fonte:

Deixe seu comentário