Portal da Cidade Brusque

CORONAVÍRUS

Jogo da Champions League pode ter proliferado COVID-19 na Itália

Confronto ente Atalanta e Valencia gerou grande mobilização em Bérgamo, uma das cidades mais afetadas

Publicado em 22/03/2020 às 23:23

(Foto: Reprodução/Twitter)

A partida entre Atalanta e Valencia pelas oitavas de final da UEFA Champions League pode ter sido uma das maiores responsáveis pela propagação do coronavírus pela Itália.

Pela primeira vez em sua história, a Atalanta, equipe de Bérgamo, na Itália, havia se classificado para essa fase. Por isso, todos seus torcedores queriam estar em Milão, no estádio San Siro para presenciar a partida inesquecível.

Em 19 de fevereiro de 2020 houve uma mobilização massiva de Bérgamo a Milão. Mais de 45.000 torcedores se transportaram por vias terrestres para o norte italiano com a finalidade de apoiar seus jogadores. Muitos optaram por viajar em seus próprios veículos, mas outros tantos escolheram os trens e ônibus, que saíram cheios em busca da classificação.

A qualidade de Alejandro El Papu Gómez e os gols de Hateboer (2), Ilicic e Freuler selaram uma goleada perfeita. Cheryshev descontou para os espanhóis. Cada grito, cada abraço e cada beijo dos fanáticos da Atalanta podem haver se convertido no principal foco de contagio do coronavírus na região. “O jogo foi há um mês. As datas coincidem, é o ambiente ideal para o vírus. Milhares de pessoas a menos de dois centímetros de distância, entre gritos, abraços e euforia coletiva. É provável que essa partida tenha sido assistida por vários assintomáticos”, disse diante da imprensa italiana o médico imunólogo local Francesco Le Forche.

Naturalmente, naquela partida internacional também houveram torcedores espanhóis. Estima-se que 2500 fãs do Valencia estiveram no estádio. Eles também puderam ser a ponte do vírus COVID-19 para que a pandemia se propagasse pelo país ibérico. É uma hipótese que se ampara nos números que atualmente afetam a pequena cidade europeia. Os 3500 casos confirmados sobre uma popuaão de 120 mil habitantes reflete a alta porcentagem de infectados em Bérgamo. O jogo de volta se jogou a portas fechadas como medida de prevenção e terminou em 4 a 3 a favor da Atalanta, que garantiu o passaporte nas quartas.

O silencioso estádio Mestalla, na Espanha, não pôde frear o que se propagou em Milão. O clube espanhol informou que grande parte de seu plantel contraiu o coronavírus e que apesar das medidas restritivas tomadas pelo clube, estudos afirmavam que em torno de 35% dos casos era originário da exposição que os atletas tiveram nos últimos jogos.

Ironias do destino: o dia mais feliz da vida da Atalanta pôde ser o que causou a dor e o isolamento obrigatório que hoje sofrem os cidadãos de Bérgamo. O mascote do Valencia é um morcego, animal placentário ao qual muitos atribuem como o principal vetor do COVID-19 na China.


Fonte:

Deixe seu comentário