Portal da Cidade Brusque

Brusque

Jogos Escolares iniciam com provas de atletismo

Solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (15), no Complexo Esportivo do Sesi

Publicado em 15/08/2019 às 01:25

(Foto: Marcelo Gouvêa / Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Marcelo Gouvêa / Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Marcelo Gouvêa / Portal da Cidade Brusque)

Centenas de alunos de 39 escolas de Brusque, educadores e autoridades acompanharam a solenidade de abertura da edição de 2019 dos Jogos Escolares do município. Ao todo, a competição deve reunir mais de 3 mil alunos das redes municipal, estadual e privada.

As provas envolvem atletismo, basquete, futsal, handebol, vôlei, xadrez e tênis de mesa. Todas elas nas modalidades masculino e feminino. Logo após o término da solenidade, que contou com o acendimento da tocha dos jogos e o juramento dos atletas, as primeiras disputas do atletismo foram disputadas. 

A secretária de Educação, Eliani Buemo destacou o papel do esporte no estímulo de princípios como o respeito, lealdade, honestidade. Ela se disse agradecida pelo esforço de estudantes e professores envolvidos no projeto. “É um momento ímpar para esta criança e adolescente possam exercitar isso em um ambiente tão saudável como este”.

Assim com ela, o vice-prefeito, Ari Vequi reforçou a diversidade de escolas e realidades dos atletas envolvidos nas provas. Ele destacou ser um momento de união e formação de novos atletas. Pela projeção dele, o estímulo ao esporte desde o início da vida escolar. Com o trabalho desenvolvido a cada ano, Vequi projeta ser possível o surgimento de novos talentos para as diferentes modalidades esportivas existentes.


Últimos preparativos

Em um círculo com os alunos, o professor Tiago Contesini Vinotti, da escola Angelo Dognini, no bairro Planalto, repassava as últimas orientações para os alunos antes do atletismo. Para ele, o dia estava “diferente” com a possibilidade de participação.

Ele reconhece que a escola não estava entre as favoritas no atletismo, mas reconhece o esforço dos alunos para na preparação para as provas. A edição também marcou uma retomada pessoal nos Jogos Escolares. No ano passado ele estava licenciado e a escola acabou não tendo representantes na disputa.

Na avaliação do educador, independente do resultado das escolas, a experiência é importante para os estudantes. “O contato que eles têm com outros alunos, outras realidades, de poder conhecer e interagir é muito importante para eles”.


Fonte:

Deixe seu comentário