Portal da Cidade Brusque

FUTEBOL

Copa Libertadores deve retornar em maio, afirma Conmebol em nota

Entidade máxima do futebol sul-americano espera que situação do coronavírus esteja sob controle até a data

Publicado em 18/03/2020 às 22:23
Atualizado em

(Foto: Reprodução/Conmebol Libertadores)

A Conmebol, entidade que rege o futebol sul-americano anunciou ontem (18) a suspensão da Copa Libertadores da América até o dia 5 de maio. A confederação tornou oficial através de uma nota o que já era esperado, já que seu presidente, Alejandro Domínguez havia adiantado em um programa de televisão argentino que a medida seria tomada. “Vamos analisando com o tempo, mas pelo que dizem, a situação vai estar sob controle em maio”, disse.

A principal competição internacional do continente já havia tido duas rodadas disputadas. Representam o Brasil no certame São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Santos e Athletico. A mesma suspensão é válida para a Copa Sul-Americana, que havia completado sua primeira fase e aguarda os oito terceiros colocados dos grupos da Libertadores para voltar a ser disputada. Vasco e Bahia são os brasileiros ainda vivos na competição.

Outra competição da Conmebol que teve alterações no calendário foi a Copa América, que ocorreria neste ano na Argentina e na Colômbia. A competição acontecerá somente em 2021. A ideia é que a Copa se jogue junto com a UEFA Euro, que também foi adiada para o ano que vem.

Leia a íntegra do comunicado da Conmebol:

"A Conmebol, por meio da Direção de Competições de Clubes, informa que a Libertadores está temporariamente suspensa, inicialmente até 5 de maio de 2020. A Conmebol comprometida com a prevenção do Covid-19, sob o risco de sua expansão, e em salvaguarda dos jogadores, técnicos, delegados, árbitros, dirigentes, imprensa e torcedores, decidiu suspender as reuniões da Libertadores previamente agendadas, inicialmente até 5 de maio de 2020. 

Além disso, a Sul-Americana, na ausência do sorteio para a segunda fase, também está temporariamente suspensa, até a mesma data.

Pedimos aos clubes que mantenham as devidas diligâncias para evitar a propagação do vírus e que cumpram os protocolos de prevenção sugeridos pelas autoridades competentes. É um momento de cooperação e responsabilidade para toda a comunidade, e o futebol não pode ser ignorado.

A Conmebol continua a monitorar de perto a situação com as autoridades competentes e manterá contato permanente com a comunidade sul-americana de futebol durante este período difícil."


Fonte:

Deixe seu comentário