Portal da Cidade Brusque

Com 3ºC

Mais de 500 pessoas participam da Corrida Unimed

Etapa Brusque do Circuito contou com Dog Run no percurso de dois quilômetros

Publicado em 07/07/2019 às 06:58

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Mesmo com o termômetro registrando 3°C na manhã deste domingo, 7 de julho, o frio não foi capaz de conter a determinação das mais de 500 pessoas que participaram do Circuito de Corridas Unimed – Etapa Brusque. Com largadas previstas a partir das 8:28, já cedinho os participantes chegaram, alguns para a retirada do kit no local, outros para se repararem com calma para a prova.

Organizada pela Unimed Brusque, a etapa contou com 123 participantes na prova de dez quilômetros, 384 participantes na prova de cinco quilômetros e 22 participantes na categoria Dog Run, de dois quilômetros, a novidade desta edição. Braz Odisi fez questão de participar com seu cão Spok, de seis anos. Ele já costuma passear com o ‘amigão’ pela avenida Beira Rio, e gostou bastante dessa oportunidade proporcionada pelo Circuito de Corridas Unimed, para que os cães também pudessem participar. “Eu soube da Dog Run através do meu filho, que sempre participa de corridas. Penso que é muito importante esse tipo de prova, porque as pessoas que veem aprendem a dar valor aos animais, é um incentivo”, avalia. 

O médico veterinário Edson Rogério de Souza, da Clínica SOS Animais, também prestigiou o evento, dando dicas e orientações. Na avaliação dele, a Dog Run torna-se importante tanto para o animal se exercitar, pois muitas vezes ele acaba ficando confinado em um ambiente restrito uma boa parte do tempo, sendo importante ele se exercitar com uma pessoa, como também pela parte da confraternização. “A pessoa está cada vez mais tendo o seu pet como parte da família. Ela se exercitando, quer levar o pet para todos os locais que frequenta. Então essa abertura da Unimed Brusque para a Dog Run, onde a pessoa além de se exercitar pode ter a companhia de seu animal, acho fantástica. É um prazer poder participar junto neste evento”, destaca ele, que também levou o cão Orlof, da raça borzoi para a prova. Na oportunidade ele acompanhou o também médico veterinário Lucas Felipe de Souza na corrida. 

Mudança de hábitos

A cada ano a corrida organizada pela Unimed Brusque traz muitos exemplos de superação. De pessoas que mudaram hábitos e encontraram na corrida ainda mais qualidade de vida. Este é o caso de José Decker, de 64 anos, que há quatro anos corre pelas ruas de Brusque. Integrante do Programa Coração Saudável da Cooperativa, ele começou a correr por estímulo do próprio educador físico da Unimed. “Ele nos desafiou a fazermos um pouco mais do que fazíamos nas aulas. E com isso comecei a correr com a minha filha e o meu neto, o que virou um hábito. Duas vezes por semana eu pratico a corrida e esta será minha primeira prova de 10 quilômetros”, conta ele, animado. 

“Ganhei qualidade de vida com a corrida e sempre falo a todos que conheço que deveriam praticar e participar das provas, para saberem quanta disposição a corrida nos dá”, complementa Decker. 

Aos 28 anos, Rafael de Oliveira comemora a verdadeira revolução que a corrida fez em sua vida. Funcionário de uma estamparia, casado e pai de três filhos, começou a correr há três anos. A primeira prova foi de 800 metros, de onde saiu com a medalha de campeão. Uma semana depois, participou de sua primeira corrida de rua, com um percurso de cinco quilômetros, promovida pela Unimed Brusque. E o resultado foi o mesmo, campeão no geral e primeiro lugar no pódio da sua faixa etária. Nesses três anos, ele aprendeu a gostar da corrida e mudou diversos hábitos para praticá-la com segurança. Na manhã deste domingo, Rafael tornou-se tricampeão na prova de cinco quilômetros da Corrida Unimed Brusque e estampou no rosto o sorriso de satisfação. “Eu posso dizer que a Unimed mudou a minha vida, foi a primeira prova de corrida de rua que eu fiz e a cada ano faço questão de participar. Através da Corrida Unimed eu mudei totalmente meus hábitos, minha alimentação, comecei a treinar e a corrida passou a fazer parte da minha vida. Não sou um dos grandes atletas de Santa Catarina, mas estou ao lado deles”, conta. 

Rosimere Dallagnol veio de Balneário Camboriú para correr a etapa Brusque. “Eu até tinha outra corrida em Balneário para fazer, mas fiz questão de vir a Brusque, porque gosto muito das corridas da Unimed aqui, pois entendo que a Cooperativa é uma grande incentivadora de saúde”, comenta ela, que ficou em primeiro lugar no resultado geral feminino. 

Há pouco mais de um ano ela descobriu-se na corrida e de lá para cá, já soma 19 troféus dos pódios que conquistou. 

Daniel Cardoso Filho, de 11 anos, também participou do Circuito de Corridas Unimed – Etapa Brusque, através do projeto Pernas Solidárias. Poucos minutos antes da largada, ele era ladeado pela mãe Ana Carolina Padoan Cardoso e pelos irmãos Antônia e Joaquim. “Ele participou de uma corrida com a tia há dois anos e há duas semanas foi convidado a participar do Pernas Solidárias. Esta é a segunda corrida dele este ano e estamos aqui para apoiá-lo, pois vemos o quanto ele gosta”, revela a mãe. 

De acordo com o diretor superintendente da Unimed Brusque, Dr. Diogo Edele dos Santos, a cada ano a corrida organizada pela Unimed Brusque conta com mais participantes, o que demonstra a importância da prática da atividade física. “Isso acompanha a nossa campanha ‘Mude 1 hábito’, sempre reforçamos isso, pois a Unimed Brusque, como uma influenciadora de saúde, tem esse papel de estimular a todos para que tenham bons hábitos, boa alimentação. E a novidade deste ano do Circuito aqui em Brusque é a presença dos cães, com a Dog Run. É algo bem bacana e divertido para os participantes”, ressalta. 

Para o diretor vice-presidente da Unimed Brusque, Dr. Eduardo dos Santos Ballester é uma satisfação para a Cooperativa introduzir nas pessoas um hábito de vida saudável. “A Associação Americana de Cardiologia mostra que a prática da atividade física pelo menos três vezes por semana, reduz bastante o índice de doenças cardiovasculares. E o programa da Unimed Brusque ‘Mude 1 Hábito’, que é um programa institucional da Unimed Brasil, estimula basicamente isso. É um estímulo não só aos beneficiários da Unimed Brusque, mas também a todas as pessoas, fazerem algum tipo de atividade física. Inclusive, há cerca de um mês iniciamos um programa de caminhada orientada, onde temos um profissional de Educação Física que caminha com um grupo grande de pessoas na Beira Rio. Entendo que a caminhada é o primeiro passo para outros tipos de atividade física. A corrida é algo que está em alta, mas caminhar, e até mesmo praticar uma atividade física com o seu animal de estimação, é um hábito saudável, que tem que ser estimulado sempre”, frisa. 

Circuito 

A etapa Brusque contou com um percurso diferente nesta edição. A concentração dos participantes aconteceu no estacionamento do Clube Santos Dumont e as largadas, na rua em frente, com destino à avenida Bepe Rosa. 

As próximas etapas do Circuito de Corridas Unimed serão realizadas nas cidades de Mafra, São Bento do Sul, Blumenau, Tubarão, Concórdia, Florianópolis, Joinville, Xanxerê, Chapecó e Porto União nos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Saiba mais em https://circuitodecorridaunimed.com.br/#etapas

Fonte:

Deixe seu comentário