O meio-campista brusquense Caetano Montibeler, de 18 anos e ex-jogador das categorias de base do Brusque Futebol Clube e da Ponte Preta, foi contratado pelo Portimonense, de Portugal, onde atuará pela equipe sub-23. Em sua cidade natal, Caetano também atuou pelas escolinhas do Santos Dumont e do Carlos Renaux.
O jovem está confiante com sua escolha e vê o clube português como o local ideal para seu desenvolvimento. Ele elogia a estrutura e o suporte oferecido pela equipe. "No momento que apareceu essa oportunidade, conversei um pouco com meu pai e com meu empresário, e acreditamos que era o momento certo para dar esse passo na minha carreira”, reconhece.
Portugal é considerado por muitos atletas brasileiros como a “porta de entrada” ideal no futebol europeu. A familiaridade com o idioma e o investimento constante em jogadores do Brasil são vantagens que Caetano destaca em sua escolha pelo Portimonense, que já está há mais de seis anos consecutivos na elite do futebol português e tem tradição em contratar brasileiros. Entre as caras mais conhecidas que vestiram a camisa do clube, por exemplo, estão os meias Bruno Tabata, ex-Palmeiras e atualmente no Qatar SC e Lucas Fernandes, ex-São Paulo e atualmente no Botafogo.
Saudade de casa
Distante de Brusque há quatro anos, Caetano revela sua maior saudade da cidade natal. “Estou fora há um tempinho, o que mais sinto falta é toda humildade e carisma do povo brusquense”, afirma.
Inspiração em Cristiano Ronaldo e planos para a carreira
Meia desde os 10 anos de idade, a promessa do Portimonense tem características ofensivas de velocidade, passes precisos e boa finalização. Ele conta que o jogador português Cristiano Ronaldo é sua grande fonte de inspiração na carreira. “É uma referência por toda disciplina e mentalidade. Tenho como objetivo me estabelecer na minha equipe, evoluir a cada dia, fazer grandes atuações e passo a passo trilhar uma grande carreira de sucesso”, projeta.