Portal da Cidade Brusque

Atletismo

Pedro Kohler representará Brusque na etapa nacional dos escolares

Treinando em casa e correndo descalço, o menino de 14 anos conquistou 1º lugar no estadual do salto em distância. Agora ele se prepara para etapa nacional

Publicado em 14/08/2019 às 00:23
Atualizado em

(Foto: Arquivo/Divulgação )

(Foto: Arquivo/Divulgação)

(Foto: Arquivo/Divulgação)

Com apenas 14 anos, o jovem Pedro Kohler desponta para um caminho que promete ser iluminado. Durante a etapa regional do Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), ele conquistou o primeiro lugar no salto à distância e o segundo lugar nos 75m rasos.

Agora, ele levará o nome de Brusque para a etapa nacional de atletismo dos Jogos Escolares 2019. Este ano, o evento acontece entre os dias 16 e 30 de novembro, em Blumenau/SC.

Na etapa regional, o menino optou por pular descalço. O fato chamou a atenção, já que os termômetros registravam temperatura de 7ºC, na cidade de Curitibanos. As disputas aconteceram entre os dias 3 e 4 de agosto.

Á reportagem do Portal da Cidade Brusque, Pedro Kohler que é morador do bairro São Pedro e estudante da Escola de Educação Fundamental Giorgina de Carvalho Ramos da Luz, revelou que a preparação foi feita em casa.

“Eu me preparei colocando o peso de um quilo nas pernas e correndo. Eu corria dando a volta no quarteirão ou fazendo alongamento e exercícios em casa com os pesos”, explica. Na semana que antecedeu a competição, ele também tirou do cardápio qualquer alimento que possuísse corantes.

O professor de educação física da escola, Jeferson de Souza, destacou que os méritos são da força de vontade do menino. “A gente sabe que, como escola pública, o espaço é pequeno. O município também não oferece uma pista de treinamento, então o Pedro venceu pela própria dedicação com treinos feitos por conta própria”, disse.

Perfil para o atletismo

Conforme o professor, o perfil de Pedro se destaca, por possuir um porte atlético, caracterizado pela velocidade, rapidez e agilidade. “Nós vimos que ele tinha potencial, então fomos refinando alguns detalhes para que ele conseguisse fazer o salto”, destacou.

Pedro competiu com atletas que já vinham treinando há muito tempo, inclusive em escolinhas de preparação.

Foco na etapa nacional

Agora, com o bom resultado, o menino está totalmente focado na etapa nacional da competição. Até novembro, Pedro e o professor Jefferson terão que intensificar os treinos.

“Já estou fazendo um treino mais pesado, uma vez por semana. Agora precisamos adaptar uma estratégia de treinos para eu melhorar, até porque cheguei onde estou só com o que fazia em casa”, diz Pedro.

Incentivo

Na volta da competição estadual, o professor procurou a direção da escola para incentivar o atleta com aporte em questão de materiais. Os professores estão se mobilizando por meio de uma vaquinha para comprar uma sapatilha adequada para a competição.

“Existe uma diferença de tempo ao correr descalço e com a sapatilha. Então ele terá que se habituar com isso”, explica o professor. Os próximos treinamentos serão realizados no contra turno escolar.

Sonho

Além da vontade de trazer a medalha dos jogos escolares etapa nacional para casa, o menino também se revela um sonhador. “Espero disputar uma olímpiada e, quem sabe um dia, ultrapassar o recorde mundial no salto em distância”, finaliza.


Fonte:

Deixe seu comentário