Portal da Cidade Brusque

Prevenção

Projeto do mutirão de limpeza é apresentando em congresso nacional

Ação que foi realizada em 2018 e será ampliada este ano, pelo Programa de Combate a Endemias, foi selecionada entre mais de 1.500 projetos no país

Publicado em 08/07/2019 às 23:13

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Brusque foi destaque no primeiro Encontro Nacional de Projetos Aedes na Mira, promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Brasília entre os dias 4 e 5 de julho. Entre mais de 1.500 projetos apresentados, a cidade foi uma das 300 selecionadas com o case “Eliminando o Aedes Aegypti – Uma ação de todos”. 

O mutirão de limpeza que será realizado em setembro de 2019, tendo como base a experiência de 2018, em alusão ao Dia da Limpeza, pretende recolher a maior quantidade de lixo e rejeitos possíveis, evitando criadouros do mosquito da dengue. A ação, será em toda a cidade, porém, terá uma intensificação nos bairros de maior incidência de larvas como Santa Rita, Santa Terezinha e Centro 1.

“Nós levamos esse projeto ao congresso, pois vamos repetir a ação de 2018, onde 20 toneladas de lixo foram recolhidos. Este ano, com um número maior de envolvidos, pretendemos retirar do meio ambiente, e dar o destino correto, para o maior volume de entulhos possíveis”, explica Letícia Figueredo, coordenadora do programa de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica de Brusque, que apresentou a experiência na capital federal. 

Vários setores governamentais, entidades e organizações não governamentais já estão confirmados. Fundema, Obras, Educação, Tiro de Guerra, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e ONGs. O programa de combate a endemias também está em tratativas com outros órgãos que deverão confirmar presença nos próximos dias.

Um dos objetivos do Dia Mundial da Limpeza é chamar a atenção de toda sociedade para conscientização ambiental, além do envolvimento no combate ao mosquito. Com a eliminação dos criadouros e a destinação correta do lixo, as chances de infestação do mosquito são menores.

Fonte:

Deixe seu comentário