Portal da Cidade Brusque

Dia da Mulher

Só para elas: academia em Guabiruba é voltada exclusivamente para mulheres

Iniciativa foca no ambiente de amizade entre as alunas e foco nos exercícios para atender as necessidades femininas

Publicado em 08/03/2019 às 06:54

Ambiente voltado somente ao público feminino deixa mulheres mais a vontade para treinar (Foto: Ella Academia Feminina)

Academia oferece aulas para todas as idades (Foto: Ella Academia Feminina)

Treinos para duplas ajuda a estimular vínculos e cooperação entre alunas (Foto: Ella Academia Feminina)

Estamos em 2019, mas a cultura machista de séculos faz com que várias mulheres tenham que brigar a cada dia por mais espaço, direitos e, principalmente, mais respeito dentro da sociedade.

Os relatos de casos onde os homens se aproveitam dessa condição de desigualdade para ter condutas abusivas são os mais diversos e muitas vezes causam revolta em grupos mais esclarecidos.

As academias são locais onde muitas vezes a incidência de casos como estes é comum. Pode ser através de um comentário ou de um olhar mais invasivo e que acaba causando constrangimento em muitas mulheres, o que acaba as afastando muitas vezes desses espaços.

Pensando na proposta de oferecer um lugar onde mulheres pudessem praticar exercícios físicos em um ambiente mais agradável e com uma metodologia de trabalho especificamente voltada para as necessidades femininas que uma educadora física deu início a uma academia só para mulheres em Guabiruba.

 

Só para elas

A ideia de trabalhar só com mulheres foi uma coisa natural na carreira da professora de educação física Alessandra da Luz Tamiozzo Hodecker. Atuando na área desde 2012, a profissional sempre trabalhou com o público feminino e poucas vezes atendeu homens.

“Desde 2012 trabalho com ginástica com mulheres. No pilates já atendi alguns homens, maridos de alunas, mas atualmente só (trabalho com) mulheres”, conta.

A partir da experiência inicial trabalhando em uma academia também voltada somente para as mulheres em Brusque, surgiu a ideia de criar a Ella Academia Feminina, que começou em 13 de janeiro de 2014. De acordo com Alessandra, por ter trabalhado em uma academia segmentada ela entendia da importância e necessidade de um lugar especificamente voltado as mulheres.

“Eu já trabalhava em uma academia só para mulheres e sabia da importância de uma academia assim. Mulheres com vergonha de se expor em academias convencionais, maridos que não ficam à vontade deixando suas mulheres treinar em academias com homens. Além do ambiente maravilhoso que se forma, amizades novas e treinos inteligentes pensados para o corpo da mulher”, explicou.

 

Receptividade

A ideia de uma academia destinada só para o público feminino acabou caindo nas graças e gerando uma grande procura em Guabiruba. Para Alessandra, além do fato das alunas se sentirem bem treinando em um lugar onde só tem mulheres, as atividades diferenciadas sempre chamaram a atenção.

“Foi surpreendente, muitas mulheres procuraram, por que além de ser só para mulheres e elas se sentirem bem com isso, as aulas eram diferentes. Sempre tivemos aulas temáticas, eventos em datas comemorativas”, salienta.

Atendendo hoje mais de 150 alunas e com um grupo de cinco professoras, a metodologia de trabalho pensada na Ella parte da preocupação em oferecer treinos pensados para o corpo feminino, como a ginástica que inclui várias modalidades como funcional, ritmos, step local, treinamento suspenso, além do jazz infantil e do pilates em aparelhos. Algumas atividades são desempenhadas em duplas, o que acaba estimulando a cooperação entre as alunas.

“Tem treinos em duplas para criar vínculos de amizade e fazer uma competição saudável entre ambas, para ver quem faz mais, mas em geral essa competição é deixada de lado e elas se ajudam umas às outras a terminar os exercícios, se incentivando”, relata Alessandra.

E para a prática de atividades físicas e busca de uma melhor qualidade de vida não tem idade certa não. Segundo Alessandra, a Ella Academia tem desde alunas ainda na adolescência até jovens senhoras.

“Tem várias idades. Temos uma aluna no pilates de 12 anos, e uma de quase 70. Na ginástica, a mais nova tem 16. Mas a faixa que mais se destaca é entre os 28 e os 40. O jazz é a partir de 3 anos”, destaca.

 

Saúde e estética de mãos dadas

Ainda que muitas alunas procurem a academia pela questão da beleza, o compromisso da Ella é com a qualidade de vida, pontua Alessandra. Para ela, o trabalho é mais voltado a saúde sendo que a questão estética acaba ficando como consequência. Segundo a professora, algumas alunas procuram a academia também para abstrair os problemas.

“As mais novas procuram estética, as mais experientes procuram qualidade de vida. O nosso objetivo é a qualidade de vida e a estética é uma consequência. Tem alunas que falam “Ah se eu não emagrecer, ao menos tô me divertindo”. A gente sente que muitas vem só pra distrair, desestressar, conversar”, revela.

Aliás, fica a dica: a prática de exercícios vai além da parte física. Alessandra justifica a tese afirmando que muitas alunas apresentam essa mudança de comportamento depois que começam a treinar.

“Muitas alunas falam que estavam sem vontade de ir para a academia ou por dor de cabeça, ou cansaço, cólica, ou tristes mesmo, e depois de fazer academia se sentem bem melhor”, ressalta.

E a tendência de que mais espaços voltados para a prática de exercícios físicos para mulheres deve ser cada vez maior, acredita Alessandra.

“Está uma onda muito forte de empoderamento feminino. As mulheres estão decididas a fazer o que querem e gostam”, ressalta.

 

Onde fica

A Ella Academia Feminina fica localizada na rua Brusque, nº 500, no Centro de Guabiruba, e atende de segunda a quinta-feira, das 6h as 11h e das 16h as 21h.

Fonte:

Deixe seu comentário