Portal da Cidade Brusque

Cuidados

Biossegurança: um tema a ser discutido na Saúde e na Estética

Fisioterapeuta Cristian Tomazoni, da Cirúrgica Tomazoni, faz um completo relato sobre o tema

Publicado em 17/02/2020 às 07:39
Atualizado em

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

No dia a dia dos profissionais da área da saúde e estética, uma das principais preocupações é sempre a biossegurança. Ela pode ser definida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade.

Esses riscos não são apenas aqueles que afetam o profissional que desempenha uma função, mas, sim, todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Conforme o fisioterapeuta Cristian Tomazoni, da Cirúrgica Tomazoni, no que diz respeito aos profissionais de saúde e estética, a biossegurança preocupa-se com as instalações, as boas práticas, os agentes biológicos aos quais o profissional está exposto e, até mesmo, a qualificação da equipe de trabalho.

“Isso é importante porque, nesses locais, existe a frequente exposição a agentes patogênicos, além, é claro, de riscos físicos e químicos”, comenta Cristian.

Apesar de muitos profissionais considerarem a biossegurança como normas que dificultam a execução de seu trabalho, são essas regras que garantem a saúde do trabalhador e do restante da população.

“O não cumprimento das normas básicas de biossegurança pode acarretar problemas como transmissão de doenças e até mesmo epidemias”, frisa o especialista.

Uma das principais normas de biossegurança em hospitais, clínicas e laboratórios diz respeito à higienização das mãos. Apesar de simples, essa é uma das medidas que mais evitam a propagação de doenças.

Na Cirúrgica Tomazoni temos diversas opções de produtos para a realização da correta higienização.

“Os profissionais de saúde também devem ficar atentos aos seus equipamentos de proteção, tais como jalecos e aventais, que devem ser usados apenas no local de trabalho e nunca em área”.

Além disso, é importante não abraçar pessoas ou carregar bebês utilizando jalecos, uma vez que existe o risco de contaminá-los. Você também encontra esses produtos, em diferentes opções de material, na Cirúrgica Tomazoni.

As luvas também são um dos equipamentos de proteção que merecem destaque. Elas devem ser usadas sempre que necessário e trocadas após cada procedimento.

“Temos em nossa loja diversos modelos, como Vinil, látex, nitrílicas, entre outras. Após a remoção, é fundamental dar a destinação correta a esse material, assim como a todos os materiais que tiveram contato com material biológico. O descarte correto é extremamente importante para a segurança de todos”, salienta Cristian.

É importante frisar que qualquer acidente ocorrido com os profissionais da saúde durante o desenvolvimento de sua atividade é considerado um acidente de trabalho.

Em casos de acidentes com material biológico, é importante lavar o local de contato ou a lesão e notificar a chefia imediata, que analisará o acidente. Essa análise observará qual material biológico esteve envolvido e como ocorreu o acidente.

Posteriormente, será observado se o material pode ou não transmitir HIV e hepatites. Se for esse o caso, será necessária a realização de uma quimioprofilaxia. Após esse momento, ocorrerá o seguimento clínico laboratorial apropriado.

Outros materiais que podem e devem ser utilizados para segurança de todos são: autoclaves (para esterilização correta de materiais como pinças, alicates e tesouras), máscaras, toucas, propés, óculos de proteção, produtos descartáveis de boa procedência/qualidade em geral (compressas de gaze, campo operatório, algodão, agulhas, seringas, entre outros).

“Você encontra uma linha completa de produtos para sua segurança e de seus clientes na Cirúrgica Tomazoni”, finaliza.

Redes sociais da Cirúrgica Tomazoni:

Instagram: https://www.instagram.com/cirurgicatomazoni/

Facebook: https://www.facebook.com/cirurgicatomazoni.com.br/


Fonte:

Deixe seu comentário