Portal da Cidade Brusque

SAÚDE ANIMAL

Chegada do verão acende alerta para viroses em animais domésticos

Doenças virais altamente contagiosas e fatais também são fáceis de não serem contraídas com a vacinação e cuidados simples

Publicado em 09/12/2021 às 10:55
Atualizado em

(Foto: Arquivo/Portal da Cidade Brusque)

O verão está chegando e junto com ele um dos momentos mais esperados: as férias de fim de ano. Além de proporcionar momentos especiais ao lado da família, as férias também promovem dias incríveis ao lado dos pets, com passeios cheio de brincadeiras e muita diversão.

Porém, as idas a praças ou parques podem ser perigosas para os animais domésticos. Isso porque a época mais quente do ano inspira cuidados pois, os animais ficam mais suscetíveis a doenças típicas do verão, como a virose.

Virose de verão

Com o aumento da temperatura e da umidade, devido às chuvas, as doenças infecciosas podem aparecer com mais frequência, uma vez que são transmitidas de diferentes formas.

Além de serem disseminadas pelo contato direto entre animais infectados, os pets também podem pegar objetos contaminados e adquirirem a doença infecciosa. Por isso é importante adotar medidas simples, para que o transmissor da doença não atinja seu melhor amigo.

Parvovirose pode ser fatal

Além de eliminar o acúmulo de água parada, que é fundamental para reprodução de mosquitos, retirar a comida que os pets não comeram, evitando o aparecimento de roedores, é uma das ações que impedem os cães de contraírem doenças virais, como a parvovirose.

Fatal em 90% dos casos, principalmente em filhotes, a parvovirose é uma das infecções contagiosas mais comuns nos cachorros e que pode causar sequelas graves. Contudo, é possível evitar que o seu aumigo contraia a doença quando ele é vacinado. Clique aqui saiba a importância de manter a vacinação dos pets em dia.

“O ideal é que o animal esteja sempre com a vacinação em dia, assim o tutor evita que o pet contraia as doenças mais comuns da estação e não tenha problemas de saúde”, afirma o diretor e médico veterinário da Biovet Centro Médico Veterinário, Gustavo Pruner.

Além da parvovirose, existem diversos outros tipos de virose que em sua grande maioria tem sintomas como: vômito, perda de apetite, diarreia e desidratação. Isso sem contar que, em muitos dos casos, pode levar o animal á óbito.

Por isso é preciso redobrar o cuidado com a saúde dos animais domésticos para evitar que eles contraíram doenças infecciosas que são mais suscetíveis durante o verão.

Biovet

A Biovet Centro Médico Veterinário é uma clínica completa com médicos veterinários de várias especialidades sempre prontos para dar o melhor diagnósticos e tratamentos aos animais.

A clínica atende em regime de plantão até à meia-noite de segunda a sexta-feira e até às 19h nos fins de semana. A Biovet cuida da saúde animal em diferentes especializações como: oftalmologia, cardiologia, oncologia, endocrinologia, ortopedia e anestesiologia. Sempre preparados para melhor atender os animais.

A Biovet Centro Médico Veterinário fica situada na Rua São Leopoldo, 111, bairro São Pedro, Brusque.

Para saber mais entre em contato com a Biovet no WhatsApp ou acesse o Instagram.


Fonte:

Receba as notícias de Brusque no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias