Portal da Cidade Brusque

APRENDER COM CORES

Conheça a metodologia que utiliza cores no processo de alfabetização

No método educacional Alffacor, criado pela psicopedagoga Ana Paula Silva e a psicóloga Anaxara de Andrade, a criança constrói a aprendizagem passo a passo

Publicado em 19/11/2021 às 10:16
Atualizado em

(Foto: Arquivo/Portal da Cidade Brusque)

Os primeiros passos, as primeiras palavras, o primeiro dia na escola... O fato é que toda mãe ou pai sonha e comemora as vitórias dos filhos. Porém, algumas conquistas merecem uma atenção mais especial e a alfabetização é uma delas.

A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ela faz parte do processo de aprendizagem onde se aprimoram as habilidades, como ler e escrever.

Contudo, para muitas crianças, esse momento pode ser desafiador, pois, o processo construtivo varia de criança para criança.

E foi pensando em desenvolver uma metodologia aplicável a qualquer pessoa, com ou sem dificuldades de aprendizagem, que nasceu a Alffacor, a alfabetização através das cores.

Metodologia revolucionária

A Alffacor nasceu do trabalho realizado pela psicopedagoga Ana Paula Silva e a psicóloga Anaxara de Andrade, após anos de experiência e atuação com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, em Brusque e região.

Este método de alfabetização utiliza cores para que a leitura e a escrita aconteçam de modo onde a criança aprenda de acordo com as suas habilidades: visual, auditiva ou cinestésica.


A metodologia foi criada para ser utilizada nos consultórios de atendimentos pedagógicos, nas escolas, no reforço escolar e também em casa, sendo coordenada pelos pais.

Instituto Facilitá

Atuando no processo de ensino à crianças e adolescentes há mais de 20 anos, as profissionais fundaram, em 2010, a Clínica Facilitá. O primeiro centro multidisciplinar de aprendizagem de Brusque, com pedagogia, psicologia e fonoaudiologia.

Criado para promover o desenvolvimento em diferentes áreas, o trabalho feito pelas profissionais da clínica se destacou e transformou a vida de crianças e adolescentes.


Com isso, Ana Paula e Anaxara trouxeram para Facilitá a primeira franquia em Santa Catarina da Ensina Mais – Turma da Mônica, especializada no reforço escolar.

O programa educacional que trabalha com as dificuldades de aprendizagem em disciplinas, como matemática e português, busca melhorar o desempenho escolar de alunos das séries do Ensino Fundamental.

Além de formar uma clínica multidisciplinar e um centro de reforço escolar, as profissionais ainda desejavam concretizar um grande sonho. Após anos atuando na alfabetização de crianças e adolescentes, Ana Paula e Anaxara desenvolveram a Alffacor, método que alfabetiza através das cores.

A partir daí nasceu o Instituto Facilitá, um espaço completo com diferentes frentes de ensino, apoio e acompanhamento. Tudo desenvolvido com base nos longos anos de experiência de Ana Paula e Anaxara em alfabetização infantil.


Conheça mais sobre a metodologia de alfabetização através da cores no site da Alffacor ou entre em contato com o Instituto Facilitá pelo WhatsApp (clique aqui) ou pelo Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário