Portal da Cidade Brusque

ESPECIALISTA

Conheça terapias para praticar a fisioterapia complementar em casa

Equipamentos acessíveis e de baixo custo podem ser encontrados na Cirúrgica Tomazoni em Brusque; Confira as dicas do fisioterapeuta especialista.

Publicado em 06/11/2019 às 04:05
Atualizado em

Quando o assunto é saúde todo cuidado é pouco. No entanto, em casos que exigem fisioterapia no processo de recuperação muitas pessoas acabam não conseguindo realizar o tratamento. Entre as razões mais recorrentes estão a falta de tempo, a distância e até mesmo condições financeiras.

Pensando nisso, o Portal da Cidade Brusque ouviu o fisioterapeuta Cristian Tomazoni, da Cirúrgica Tomazoni que possui mais de 12 anos de mercado e é referência na área.

Segundo Tomazoni existem várias opções acessíveis de equipamentos e produtos que podem ser adquiridos para utilizar em casa. “Sempre, claro, sob orientação do fisioterapeuta, visando complementar o tratamento, em busca de uma recuperação mais rápida e efetiva”, destaca.

Mesmo que muitas técnicas e terapias exijam a presença qualificada de um profissional e inúmeros equipamentos com custo elevado, há alguns itens com valores acessíveis e de fácil utilização.

Esses equipamentos podem ser encontrados na Cirúrgica Tomazoni, em Brusque. Para adquiri-los é necessária a recomendação profissional para que o paciente possa dar continuidade ao tratamento entre uma sessão e outra.

Conheça as principais terapias que o fisioterapeuta da Tomazoni selecionou.

TERMOTERAPIA
A terapia é realizada por meio de calor seco ou úmido com parâmetros físicos variáveis de acordo com o objetivo do paciente. Nesta situação, enquadram-se as terapias por meio de bolsas de água quente.  

“É um produto barato e de fácil utilização, que visa principalmente a analgesia e relaxamento muscular. As bolsas podem ser as tradicionais de borracha (temos que enchê-las com agua quente) ou as de Gel, que podem ser preparadas direto no micro-ondas”, explica Tomazoni.

Existem também faixas térmicas que facilitam a fixação da bolsa no local do tratamento, além de isolar termicamente o local, mantendo o calor por mais tempo.

CRIOTERAPIA
Segundo Tomazoni esta terapia é realizada com o uso de frio em suas variadas formas: imersão, compressas, entre outras, buscando analgesia, redução da inflamação e edema, estimulação neuromuscular, entre outros fatores.  

“Aqui, o item básico é a bolsa de Gelo, que pode ser de gel ou a tradicional flexível com tampa (sempre vista sendo utilizada nos esportes, imediatamente após uma contusão). As faixas para fixação e isolamento térmico, tal qual para as bolsas quentes, também podem ser utilizadas aqui”, diz Tomazoni.

Outra técnica apresentada pelo especialista concilia a termo+crio formando um banho de contraste.

Essa técnica consiste numa alternância entre o calor e o frio, onde os objetivos são vasomotores. Os vasos sanguíneos dilatam quando é aplicado calor, e estreitam com a aplicação de frio. Esta mudança de calibre dos vasos sanguíneos estimula a circulação.

ELETROTERAPIA
Neste caso, a terapia realizada por meio de equipamentos que fazem uso da corrente elétrica em diversos parâmetros (intensidade, freqüência, etc.) conforme o objetivo a ser atingido pelo paciente.  

Entre as principais ações terapêuticas do processo estão a analgesia, excitação neuromuscular, estímulo à regeneração de tecidos vasculares, iontoforese, entre outros.

“Nesse tema, destacamos um aparelho chamado TENS, muito utilizado para analgesia (redução da dor). Popularmente conhecido como ‘o aparelho do choquinho’, o TENS possui hoje diversas opções à venda, e algumas delas são mais simplificadas e de custo mais baixo, o que viabiliza a aquisição para ser utilizado em casa, conforme orientação profissional, quando for preciso”, explica.

FOTOTERAPIA
A terapia realizada por meio de ondas de luz para promoção de analgesia, reparo tecidual, redução da inflamação, dentre outros é conhecida como fototerapia.  

Na Cirúrgica Tomazoni é possível encontrar o infravermelho, um equipamento que consiste em um suporte específico para suportar o calor, junto com uma lâmpada especial infravermelha.

A utilização destes itens requer atenção e cuidado, pois o uso incorreto pode gerar queimadura.

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
A fisioterapia respiratória inclui variadas formas de tratamento para reabilitação e promoção de saúde do sistema respiratório. Os Inaladores, o shaker e o respiron são os equipamentos acessíveis para ser utilizados nestes casos e estão disponíveis na Cirúrgica Tomazoni.  

Conforme explica o fisioterapeuta Cristian Tomazoni, o inalador (ou nebulizador) pode ser utilizado com medicação apropriada ou apenas soro.

No uso com medicação, o inalador facilita a chegada mais rápida do remédio aos brônquios. Já a inalação com soro é bastante eficiente para a desobstrução das vias respiratórias por fluidificação, melhorando a respiração.

O shaker tem por objetivo promover a higiene brônquica, ao facilitar a expectoração e combater o acúmulo de secreções, prevenindo infecções bronco-pulmonares e restabelecendo as funções pulmonares. “Seu uso em conjunto com a inalação pode ser muito benéfico”, destaca Cristian.

Já o Respiron é um exercitador respiratório (também chamado de inspirômetro de incentivo). Utilizado para obtenção de inspirações profundas e sustentadas, o que possibilita a insuflação dos pulmões, restabelecendo volumes e capacidades pulmonares, ao mesmo tempo que estimula o fortalecimento da musculatura inspiratória.

CINESIOTERAPIA
A cinesioterapia é realizada por meio de exercícios de alongamento, fortalecimento e mobilizações, visando o movimento. Talvez a terapia mais utilizada sozinha ou associada a outras formas de tratamento. 

Segundo Tomazoni vários equipamentos podem ser auxiliares nessa categoria, mas os principais e mais acessíveis para uma complementação em casa seriam os elásticos, os halteres de peso, as caneleiras, um colchonete para atividades no solo e as bolas de cinesio (muito conhecidas também como bolas de Pilates).

“Após algumas sessões sob orientação, pessoas com uma coordenação motora satisfatória e um bom entendimento do que deve ser realizado podem, sem dúvida, complementar suas atividades no lar”, finaliza.

O uso incorreto dos equipamentos pode ser prejudicial. Cada caso é um caso e é por isso eu a orientação profissional é indispensável.

A Cirúrgica Tomazoni está situada na Rua Pastor Sandresky, 157, Centro.

Para saber mais sobre os produtos, contate:

- site

- facebook

- clique aqui para falar direto no WhatsApp

- Telefone: (47) 3044-2946


Fonte:

Deixe seu comentário