Portal da Cidade Brusque

MAIS SAÚDE

Nutrição: resultados eficientes e duradouros resultam da liberdade e autonomia

Qualidade de vida x vida de qualidade. Nutricionista Tiago Baron explica a diferença e a importância respeitar o que é importante para cada indivíduo

Publicado em 14/07/2019 às 21:27

Se pelo menos uma vez você procurou ou pensou em procurar um nutricionista para melhorar seus hábitos alimentares ou para alcançar um objetivo – seja de emagrecimento ou ganho de massa magra, por exemplo, certamente a motivação para isso foi ter mais qualidade de vida.

Porém, muitos ainda confundem a qualidade de vida com vida de qualidade. Mas como assim? Não é a mesma coisa?

O nutricionista Tiago Baron explica que as duas são bem diferentes. E que na verdade, no fundo, seus pacientes muitas vezes o procuram com a real necessidade de ter uma vida de qualidade, sem se dar conta disso.

Qualidade de vida x vida de qualidade
“A expressão qualidade de vida está por toda parte. Aparentemente, atende a múltiplos interesses para que você viva de determinado jeito. É como se fosse uma receita pronta aplicável a todo mundo. Mas quando dizemos vida de qualidade, entendemos, desde os gregos, que cada um vai buscar a sua. Ainda que tenhamos direitos iguais, não temos todos que viver da mesma maneira. Muito pelo contrário. Assim, vida de qualidade depende 100% de quem a vive”, diz.   

Tiago Baron alerta que a qualidade de vida, tão desejada e tão divulgada, inclusive pelos meios de comunicação, tem uma definição única, com coisas boas e coisas ruins que valem para todo mundo. Quando, na verdade, a felicidade e satisfação está na vida de qualidade, considerando o que é importante para cada indivíduo.

No acompanhamento nutricional devem ser consideradas as particularidades de cada um . E isso se aplica facilmente na mudança ou organização dos hábitos alimentares na busca pelos objetivos.

Tiago Baron / Nutrcionista / Spazzio Lucano

Autonomia

Quando inicio um acompanhamento nutricional tenho como regra principal o respeito pelos desejos das pessoas. Jamais proíbo, sempre crio consciência e autonomia para que cada um possa escolher a vida de qualidade, a vida boa como gosto de chamar.

Tiago Baron / Nutrcionista / Spazzio Lucano

Um dos principais diferenciais de Tiago Baron, e o que o faz se destacar na região onde atua, é a forma individualizada em que realiza o acompanhamento nutricional. A cada consulta, ele procura conhecer mais do paciente e suas particularidades, para criar um direcionamento que respeite seus desejos e coisas que são importantes para este.

Para uma vida de qualidade é preciso muito mais que um corpo “em forma”
Outro ponto que Tiago Baron defende é que a busca por um corpo saudável é importante, sim. Mas que não deve ser a única coisa a ser considerada por quem deseja ter uma vida de qualidade. As mudanças devem acontecer em todos os aspectos e por toda a vida. Não apenas durante uma dieta ou no processo de mudança dos hábitos alimentares.   

“E essa mudança só será possível quando o indivíduo tiver clareza do que tem que ter na sua vida para ela ser boa e harmonizar cada um desses tópicos, permitindo uma vida verdadeiramente boa”, salienta.

Se coloque na situação em que você quer ter um corpo saudável e belo, mas adora comer batata frita e tomar cerveja. Talvez, a sua vida só com cerveja e batata frita não seja boa, e o mesmo seria o contrário - que a sua vida só com um corpo saudável e belo e nunca tendo a oportunidade de apreciar batata frita e cerveja não seja suficiente para que você goste dessa vida.

Ou seja, para ter uma vida de qualidade, um dos primeiros passos é contar com profissionais e pessoas que respeitem a sua singularidade, e que lhe deem condições para conquistar essa vida.

Contato
O nutricionista Tiago Baron atende em Brusque, no Spazzio Lucano, na avenida Bepe Roza (Beira Rio), ao lado do Fort Atacadista. Para saber mais sobre o acompanhamento nutricional, contate:  

Instagram I WhatsApp pessoal I WhatsApp da clínica para agendamentos


Fonte:

Deixe seu comentário