Portal da Cidade Brusque

Olhar Jovem

PT x DEM: o embate dos maiores partidos de Brusque na corrida eleitoral

A coluna Olhar Jovem desta semana, debate e reflete a questão da provável disputa entre os maiores partidos da cidade nas eleições de outubro

Publicado em 01/04/2020 às 03:55
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Brusque)

A época das eleições municipais está se aproximando. Assim, é notável a movimentação na política local. O destaque da vez deve ser para o embate eleitoral entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Democratas (DEM), tradicional disputa entre a esquerda e a direita em nível local.

Partido dos Trabalhadores (PT)

Como grande potência política no município, o Partido dos Trabalhadores deve retornar com força máxima, se aproveitando da figura do ex-prefeito Paulo Eccel e a rejeição do presidente Jair Bolsonaro, grande opositor ao partido. Tudo isso no intuito de emplacar, novamente, a trinca na Prefeitura Municipal de Brusque.

Porém, a maior desvantagem da legenda é a questão do desgaste da imagem e da rejeição dos governos anteriores do PT em nível nacional, no qual é representado pela maior figura do partido, o ex-presidente Lula.

Outra desvantagem do partido é a questão de - apesar do nome do ex-prefeito Paulo Eccel ser admirado por muitos - que há pessoas que não votariam nele por conta da legenda , justamente pelo desgaste da mesma. Assim, dando ainda mais palanque para a polarização partidária desnecessária e a votação de cunho político, ao invés de valorizarem o compartilhamento de ideias, como de fato deveria ser levado como critério principal.


Ex-prefeito Paulo Eccel durante ato de campanha nas eleições de 2012. Foto: Reprodução

Democratas (DEM)

Outro partido que está em constante crescimento e deve, também, cravar uma implacável batalha com o Partido dos Trabalhadores, é o Democratas. Nas últimas eleições, o DEM ficou com a segunda colocação, sendo representado pelos candidatos Jones Bosio e Moacir Giraldi.

Ainda mais fortalecido, o DEM, do deputado Rodrigo Maia, conta hoje com um terço da Câmara Municipal de Brusque, com cinco vereadores que ocupam a bancada do partido. Além do mais, três parlamentares destes cinco que a legenda possui, fazem parte da mesa diretora, incluindo o presidente do Legislativo, vereador Ivan Martins.


Democratas de Brusque nas eleições de 2016. Foto: Reprodução

Nada definido

É evidente que o PT e o DEM são grandes potências no município de Brusque. Um deles carrega o maior número de filiados da cidade e o outro conta com a figura, admirada por muitos, do ex-prefeito Paulo Eccel.

Porém, diversos partidos também estão vindo para vencer. Nomes como o do vereador Paulinho Sestrem (Republicanos), do ex-vereador Guilherme Marchewsky (Patriota), do vice-prefeito Ari Vequi (MDB) e, até mesmo, do ex-prefeito Ciro Roza (PODE) devem entrar na briga pelo cargo máximo no Executivo e, claro, muitas parcerias entre as legendas podem vir a ocorrer.


Anuncio da pré-candidatura do vice-prefeito Ari Vequi. Foto: MDB


Vereador Paulinho Sestrem sendo anunciado como pré-candidato a prefeito pelo Republicanos. Foto: Republicanos

Hoje, o que o povo mais espera é que o representante que ocupará o cargo de prefeito valorize a questão da transparência. Chega de troca de favores, chega de interesses pessoais e, principalmente, chega da mesmice. Vote em alguém que, não só te represente, mas, sim, que represente a população como todo.

Porém, antes de realizar a “limpa” na política, em que temos a oportunidade de fazê-la de quatro em quatro anos, é necessário que a população reveja os próprios conceitos. De que adianta reclamar do político corrupto se você fura a fila do banco, avança no sinal vermelho ou, até mesmo, não devolve o troco quando recebe a mais? Os políticos corruptos são o reflexo de uma sociedade corrupta, enquanto a sociedade não muda, a política não vai mudar.


Santinhos no chão. Foto: Reprodução

Fonte:

Deixe seu comentário