Portal da Cidade Brusque

DICAS BOAS

Você cuida do seu colchão? Confira 9 dicas para mantê-lo útil por mais tempo

Ácaro, mofo, espuma afundada e outros problemas podem ser evitados com cuidados simples.

Postado em 07/04/2021 às 16:20

Ele é o responsável por fazer você ter as melhores horas da sua noite. E muita gente só pensa nele depois de um dia longo e cheio. Ah, como é bom contar com ele. Estamos falando, obviamente, do seu colchão. Todo mundo sabe (ou deveria saber) que o colchão de qualidade é indispensável para um bom descanso e, com isso, recarregar as energias para o dia seguinte.

Dormir num colchão ruim pode fazer com que seu corpo se estresse ao invés de descansar. É importante também se atentar para o prazo de validade do colchão, que depois de vencido, pode trazer más consequências para a saúde.

Mas considerando que você fez uma boa escolha na hora de comprar o seu colchão, você sabe como cuidar dele e mantê-lo limpo e útil por mais tempo? E sim. É necessário ter alguns cuidados básicos com o colchão. Caso contrário, ele pode estar sendo um criadouro de mofo, bactérias e ácaros. Estima-se que um colchão contenha entre 100 mil e 1,5 milhão de ácaros. E esses pequenos invisíveis são bastante prejudiciais pra quem tem asma ou rinite e podem desencadear outros problemas respiratórios.

Dicas de especialista
A Seletto Colchões atua em Brusque há 9 anos e é referência em colchões das melhores marcas e, claro, com os melhores preços. Especialista no assunto, o gestor da Seletto, Nivaldo Molverstet, contou ao Portal da Cidade Brusque nove dicas para manter o seu colchão limpo e saudável por mais tempo.

1.ar fresco
Para evitar a proliferação de bactérias, mofo ou ácaros é indispensável que você coloque seu colchão para tomar um ventinho de vez em quando. Tire o lençol e deixe o colchão ventilado por algumas horas. “É importante lembrar de não deixar o colchão diretamente sob a luz do sol, porque pode ressecar a espuma. É melhor optar por lugar aberto na sombra. Ou, então, abra as janelas da casa para proporcionar maior ventilação”, ressalta Nivaldo.

2.use aspirador de pó
Aspirar o colchão pelo menos duas vezes ao mês é uma tarefa simples, rápida e eficiente para retirar os ácaros e outras sujeirinhas que vão acumulando.

3.gire seu colchão
Pelo menos uma vez ao mês vire seu colchão passando o lado dos pés para a cabeceira. E virando a face de cima para baixo. “Isso ajuda a manter a espuma uniforme por mais tempo e evita que ela afunde em alguns pontos mais pesados do corpo”, lembra Nivaldo.

4.escolha um colchão que suporte seu peso
Na hora de comprar um colchão é fundamental se atentar para o seu peso e do seu parceiro ou parceira. “Pessoas mais pesadas podem demandar de um suporte de peso individual para o colchão. Assim, aconselhamos a usar um suporte melhor para que o colchão se torne mais durável”.

5.escolha outro lugar pra passar roupa
Evite aquela velha mania de passar “só uma blusa” em cima da cama. Nivaldo alerta que o ferro quente pode queimar o tecido do colchão e ressecar a espuma.

6.colchão não é pra sentar
Parece um ato inofensivo, mas ao sentar no colchão o peso do corpo fica concentrado em um ponto específico, o que pode gerar afundamento da espuma. “Isso não acontece quando nos deitamos, porque o peso se distribui”, comenta Nivaldo.

7. tenha um protetor de colchão
As capas protetoras são ótimas para aumentar a durabilidade do colchão. Elas evitam manchas, impedem que líquidos cheguem até o colchão e também protegem de odores e umidade. A Seletto Colchões conta com capas protetoras, inclusive as impermeáveis, que impedem a passagem de líquidos.

8.pula pula
As crianças não resistem ao colchão grandão dos pais. Mas a verdade é que essa prática não é nada saudável para a durabilidade do colchão. “O ato de pular pode rasgar a estrutura interior ou até danificar as molas”, alerta Nivaldo.

9.respeite o prazo de validade
É importante levar em consideração o tempo de validade indicado pelo fabricante. “Essa regra é fundamental pra se obter o melhor que um colchão pode oferecer. Além disso, um colchão fora do prazo de validade pode trazer diversos malefícios à saúde”, diz Nivaldo.

Agora você já sabe como cuidar melhor do seu colchão e torná-lo mais durável. Mas ele ainda está em condições de ser usado?

Se a resposta for não, aproveite para conhecer a Seletto Colchões. São duas lojas no centro de Brusque: uma multimarcas e uma exclusiva da marca Ecoflex, ambas situadas na rua Alexandre Athanásio Gevaerd.


A Seletto Colchões tem convênio com o estacionamento da rua Alexandre Athanásio Gevaerd, logo após o Tri Hotel.


Para saber mais sobre a loja, acesse:

Facebook
Instagram


Fonte:

Receba as notícias de Brusque no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas