Portal da Cidade Brusque

ATUALIZAÇÃO

Brusque registra o sexto caso de dengue no ano

Novo registro foi identificado no bairro Limeira

Publicado em 20/03/2023 às 15:09

(Foto: Divulgação)

O Programa de Combate a Endemias, da Diretoria de Vigilância em Saúde, atualizou nesta segunda-feira (20), os números de casos de dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, entre outras doenças. O mais recente levantamento demonstra que o município registra seis casos confirmados de dengue em 2023 e há outros 11 em investigação.

A nova notificação confirmada na última semana foi identificada na comunidade da Limeira, que agora possui dois registros. Os outros positivos ficam localizados em Bateas (1), Souza Cruz (1) e Steffen (2). Nenhuma pessoa está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e nenhum paciente faz tratamento em enfermaria hospitalar. Quanto aos focos, nesta atualização eles chegam a 739, o que significa 42 registros acima dos dados divulgados no boletim anterior (697).

Focos

Os 739 focos do Aedes aegypti estão espalhados por 25 regiões da cidade. O bairro brusquense com maior incidência é o Cedrinho, com 60 notificações, seguido por Limeira, com 53 focos; Limoeiro, Dom Joaquim e Azambuja, 42; Rio Branco e Santa Rita, 40; Bateas, 39; São Pedro; 35; Steffen e Poço Fundo, 32. A contagem prossegue com o bairro Nova Brasília e Centro II, ambos com 31 registros; Águas Claras, com 29; Primeiro de Maio, 27; Centro I e Souza Cruz, 24; Santa Terezinha, 20; Guarani, 19; São Luiz e Cedro Alto, 18 focos. Completam a relação de localidades com registros da presença do mosquito, Tomaz Coelho, com 14 notificações; Jardim Maluche, 12; Santa Luzia, com oito e Ponta Russa, que apresenta sete focos do vetor identificados ao longo de 2023.

Orientações

Em caso de sintomas de dengue procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.

Números para denúncias

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.


Fonte:

Deixe seu comentário