Portal da Cidade Brusque

SEGURANÇA

Comandante Otávio: Nosso foco é trabalhar a criança para não punir o adulto

Líder do 18° BPM de Brusque o tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho fez um balanço comparativo das ocorrências e ações em Brusque e região

Publicado em 09/01/2019 às 01:41

(Foto: Grazielle Guimarães/Portal da Cidade Brusque)

Durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (8), o comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, apresentou um balanço das ações e ocorrências de 2018 em Brusque e região. Uma das medidas ressaltadas foram as atividades de prevenção realizadas pela corporação.

O número de ocorrências atendidas em Brusque diminuiu de 10,551 para 10,218 entre 2017 e 2018. Chama a atenção o número de ocorrências ligadas a violência doméstica, mais de 100 novos casos foram registrados no ano passado. De 213 para 315.

Ferreira Filho atribui o aumento de números à coragem das mulheres de denunciar as agressões ao se sentirem mais seguras e representadas. “Os casos são amplamente divulgados na mídia e muitas mulheres se sentem motivadas a denunciar estas agressões”, afirma.

Homicídio

O número de homicídios na cidade não cresceu mas também não diminuiu, foram seis neste ano sendo três deles em ocorrência policial. O comandante do 18° BPM chama a atenção para o alto nível de resolução dos casos em Brusque se comparado a nível nacional.

“No Brasil homicídio é um crime que compensa porque apenas 10% dos casos são resolvidos. Mas em Brusque a pessoa que comete este tipo de crime tem a certeza de que vai para a cadeia, nós resolvemos 90% dos casos”, afirma o tenente-coronel.

Furtos

Uma das maiores preocupações da segurança pública em Brusque é o crescente número de furtos na cidade, de 635 para 663 em um ano. Uma das soluções apontadas pelo comandante é o investimento e incentivos na Rede de Vizinho, onde grupos com a comunidade são formados, em geral, com um policial militar e os próprios moradores vigiam a região tendo um contato direto com a PM caso algo suspeito aconteça.

Arma de fogo

A Polícia Militar agiu com veemência nas prisões e apreensões por porte ou posse ilegal de arma de fogo na região. Em Brusque foram cerca de 665 prisões ou apreensões sendo 16 armas de fogo apreendidas pela Polícia.

Tráfico de drogas

O Comandante do 18° BPM de Brusque chama a atenção para os resultados que a prevenção e a ação efetiva dos policiais nos casos de uso, posse ou tráfico de drogas, trazem para a cidade.

No estado, em 2017 foram registradas 19,021 ocorrências de uso ou posse de drogas, em 2018 este número cresceu para 23,027. Já o número de tráfico aumentou de 10.122 para 10.292. Ou seja, no estado há quase um traficante para para cerca de dois usuários de drogas.

Em Brusque, especificamente, o número de ocorrências de tráfico e uso ou posse de drogas cresceu consideravelmente. Foram 337 ocorrências de uso ou posse registradas em 2017 e 461 no ano passado. Os casos de tráfico cresceram de 51 para 54 em um ano na cidade.

“Os números representam que aqui em Brusque há mais fiscalização. Em Florianópolis, por exemplo, posso dizer que a maconha está legalizada, se usa maconha onde bem entende, quando bem entende, do jeito que bem entende e a polícia passa do lado e olha para o outro lado para dizer que não viu”, afirma o tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho.

Diminuíram

Na contramão dos crimes apontados acima em muitos casos houve diminuição de ocorrências, como o número de roubos que de 90 foi para 77 e mortes no trânsito que de 23 casos registrados em 2017 foi para 16 em 2018.

Metas para 2019

Um dos principais objetivos da Polícia Militar é continuar combatendo o tráfico de drogas e realizando ações preventivas ligadas principalmente a conscientização da comunidade focando nos jovens e crianças.

Como afirma o tenente-coronel Otávio “é de novo que se torce o pepino” por isso o foco nas ocorrências “leves” será ainda maior para que se evitem crimes de grandes proporções na cidade. 

As ações com o público alvo do Proerd, que é o 5° ano do ensino fundamental, devem chegar a 100% em todas as instituições de Brusque e região, bem como a Transitolândia.  “Nosso foco é trabalhar a criança, para não punir o adulto”, salienta Ferreira Filho.

Efetivo

Outro desafio para a segurança de Brusque e região e o aumento no número de efetivos, atualmente Brusque conta com um policial para atender 1,303 habitantes. O número atual de policiais na região é de 177.

Com o novo governo a expectativa é de que ainda no próximo mês seja aberto um concurso para a Polícia Militar e que até março deste ano cerca de mil novos policiais estejam ativos no estado.


Fonte:

Deixe seu comentário